Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa paga R$ 600 em programa social pouco conhecido; veja como receber

Conheça este programa social em que a Caixa atua como agente pagador e entenda se você pode receber o valor!

A Caixa Econômica Federal realiza o pagamento do Programa de Apoio à Conservação Ambiental, conhecido como Bolsa Verde. Essa iniciativa busca promover a preservação dos ecossistemas, fomentar a cidadania e melhorar as condições de vida das populações em situação de extrema pobreza.

Porém, para receber o benefício, esse público precisa se engajar na conservação dos recursos naturais no meio onde vivem. Ademais, o programa pago pela Caixa é gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Famílias em situação de pobreza que desempenham atividades de conservação ambiental em áreas como Florestas Nacionais e Reservas Extrativistas Federais, entre outras indicadas pelo Comitê Gestor do Programa e definidas pelo ministério, são o público-alvo do Bolsa Verde.

Programa social pago pela Caixa Econômica

A distribuição do benefício, no valor de R$ 600, ocorre trimestralmente às famílias que residem nas áreas mencionadas. Ademais, isso vale para territórios ocupados por povos e comunidades tradicionais, como ribeirinhos, extrativistas, indígenas, quilombolas, entre outros.

Clientes entrando na Caixa Econômica Federal
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Nesse contexto, a Caixa e o Ministério do Meio Ambiente assinaram um contrato, em setembro, para a prestação de serviços no pagamento do Bolsa Verde, assegurando o repasse regular do benefício. Este mês, em específico, o pagamento está agendado para o dia 11.

O programa se destaca como um importante instrumento de inclusão e preservação ambiental, beneficiando 55 mil famílias em diferentes regiões.

Requisitos para se beneficiar com o Bolsa Verde

Para aqueles que se enquadram nos critérios do programa, é fundamental estar ciente do calendário de pagamentos e dos requisitos para se beneficiar do Bolsa Verde. Por exemplo, o cidadão deve estar em situação de baixa renda e inscrito no Cadastro Único, além de registrado em um cadastro do Ministério do Meio Ambiente com informações sobre as atividades de conservação.

Ainda, deve realizar atividades de conservação ambiental em áreas específicas, como florestas nacionais, reservas extrativistas, projetos de assentamento florestal, entre outros. Por fim, deve assinar um termo de adesão ao Programa Bolsa Verde, especificando as atividades de conservação a serem realizadas.

Veja também:

Conta de energia GRÁTIS nos próximos meses; saiba quem pode se beneficiar

Portanto, essa é uma iniciativa que não apenas eleva a renda, mas também promove a conservação dos recursos naturais, contribuindo para um futuro mais sustentável. Por fim, há diversas formas de receber o benefício, como informa o site da Caixa.

Imagem: rafapress / shutterstock.com