Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta salário Caixa: saiba como funciona e as vantagens de ter

Tem dúvidas sobre como funciona a conta salário na Caixa Econômica Federal? Veja os benefícios e outros detalhes.

Como o nome sugere, conta salário da Caixa Econômica Federal (CEF) é uma modalidade de conta bancária criada especialmente para o recebimento de salários. Isso também inclui, por exemplo, aposentadorias, pensões e outros proventos semelhantes. 

Por ser uma conta destinada exclusivamente à remuneração dos trabalhadores, sua estrutura e movimentação são restritas. Portanto, a conta salário Caixa se caracteriza pela impossibilidade de receber depósitos de outras fontes a não ser o agente pagador.

Por um lado, pode parecer que uma conta salário possui mais limitações que vantagens. No entanto, há sim uma série de benefícios que a tornam uma opção interessante para o trabalhador. Descubra quais podem ser as vantagens da conta salário Caixa.

Conta salário Caixa e seus benefícios

Bolso de uma calça jeans com notas de 50, 100 e 200 reais, além de um celular cuja tela mostra o logotipo da Caixa Econômica Federal.

Entre os benefícios da conta salário, estão os descontos especiais em tarifas oferecidos por vários bancos. Nesse sentido, ter uma conta salário na Caixa permite ao titular aproveitar uma série de vantagens sem precisar pagar tarifas altas. 

Veja também: Aviso de PIX pode ser golpe; veja como identificar

Além da isenção de tarifas, para servidores públicos ou trabalhadores de empresas privadas que recebem nesse tipo de conta, o dinheiro rende mais no final do mês devido às facilidades e comodidades que o banco oferece. Um exemplo prático disso é a possibilidade de portabilidade do salário para outra instituição, sem custos adicionais.

Mas afinal, como é possível pedir uma portabilidade da conta salário Caixa? Confira no próximo tópico.

Opção de portabilidade 

Para solicitar a portabilidade, é necessário preencher um formulário e entregá-lo em uma agência da Caixa Econômica. Assim, o processo passa por uma análise e sua conclusão ocorre no prazo máximo de dez dias úteis. 

Ademais, montar a “cesta de serviços” de acordo com as suas necessidades é outra possibilidade. Por esses e muitos outros motivos, a conta salário Caixa mostra-se uma excelente oportunidade para ver o dinheiro render mais.

Como esse tipo de conta é aberto?

A conta salário é aberta por solicitação do empregador, que é responsável por efetuar os pagamentos. Ela não acompanha talão de cheques e sua função é basicamente receber os depósitos da remuneração do titular. 

Por ser restrita, ela favorece o controle das finanças por parte do trabalhador, uma vez que apenas pode receber depósitos provenientes de seu emprego.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com