Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

869.302 contribuintes tiveram declarações do IR retidas; veja o que fazer

Confira abaixo o que fazer se você caiu na malha fina da Receita Federal.

0

De acordo com a Receita Federal, foram entregues 36.868.780 declarações em 2021. Dessas, 869.302 declarações foram retidas na malha fina; ou seja, 2,4% do total de documentos entregues. Entre as declarações retidas, 666.647 são declarações com imposto a restituir, enquanto isso, há 181.992 com imposto a pagar, e 20.663 com saldo zero. Confira abaixo o que fazer se você caiu na malha fina.

CDB Cartão de Crédito voltou! Opção de aumento de limite atrelado ao investimento estava fora do ar

869.302 contribuintes tiveram declarações do IR retidas

Em suma, a Receita Federal informou as principais razões de retenção na malha fina:

  • 41,4% – omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual;
  • 30,9% – deduções da base de cálculo;
  • 20,0% – divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e a declaração da PF;
  • 7,7% motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre o pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

Caí na malha fina. O que fazer?

Se você tiver pendências nas suas declarações, há 3 alternativas:

  1. Corrigir a Declaração, sem nenhuma multa ou penalidade, por meio de uma retificação da Declaração, se houver erros no que foi entregue à Receita Federal. A correção não vai ser possível depois que o contribuinte receber a notificação;
  2. Esperar o comunicado da Receita Federal para apresentar a documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;
  3. Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. Para apresentar os documentos, você deve verificar as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC.

De acordo com a Receita Federal, “a apresentação dos documentos, neste caso, é de inteira responsabilidade do contribuinte, que poderá ainda assim ser intimado ou receber uma notificação de lançamento da Receita Federal”.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.