Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Copom deve seguir com cortes de 0,50 p.p. na Taxa Selic

A Taxa Selic passou por um novo corte de 0,50 p.p na última reunião do Copom e se encontra em 12,25%. Saiba mais!

A Taxa Selic se encontra em 12,25% ao ano após a última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que votou, de forma unânime, pelo corte de 0,50 p.p. na reunião da semana passada. Trata-se da terceira queda consecutiva, após a taxa chegar em 13,75%. 

Na Ata divulgada nesta terça-feira (07) pelo Banco Central, a autoridade fala sobre a condução da política monetária e explica quais fatores levaram ao cenário atual. De acordo com as informações, no cenário doméstico, o processo de desinflação segue como o esperado pelo Comitê. 

Nesse sentido, o Comitê avalia que houve um processo desinflacionário relevante, mas, aponta que ainda há um longo caminho a ser percorrido no que se refere à ancoragem das expectativas e o retorno da inflação para a meta. Desse modo, ainda se faz necessário serenidade e moderação na condução da política monetária para a Taxa Selic.

Cortes na Taxa Selic 

Para a tomada da última decisão de corte de 0,50 p.p. na Taxa Selic, o Copom realizou uma série de análises com base em fatores nos ambientes domésticos e internacional. Sendo assim, optou-se por manutenção da situação atual, que já considera um ambiente mais incerto. 

Veja também:

Bolsa do Povo oferece benefício de até R$ 1,2 mil e 500 mil pessoas já receberam

Diante dessa realidade, os integrantes do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,50 p.p. nas próximas reuniões. Isso porque avaliaram que esse é o ritmo adequado para manter a política monetária contracionista fundamental para o processo de desinflação. 

Tecidos em verde e amarelo ao fundo, com cubos de madeira que formam a palavra Selic.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Taxa de juros em 2023

Até o encerramento deste ano, o Copom deve realizar mais uma reunião. Assim, se as estimativas se concretizarem, a Taxa Selic deve encerrar o ano em 11,75%, a partir de mais um corte de 0,50 p.p. 

Inclusive, as projeções do mercado financeiro, divulgadas semanalmente por meio do Boletim Focus, apontam para este cenário em 2023. Para 2024, a expectativa é de uma Selic a 9,25%. Vale ressaltar que a taxa de juros chegou ao patamar de 13,75% para conter a inflação do país.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com