Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Correção da tabela do Imposto de Renda deve ocorrer em 2023

No final do seu mandato, Jair Bolsonaro deve concretizar uma das suas principais promessas da campanha de 2018: a correção da tabela do Imposto de Renda. Entretanto, a medida deve ocorrer apenas em 2023. Durante entrevista no último sábado (16) à CNN, Bolsonaro disse que o seu ministro da Economia, Paulo Guedes, deve anunciar em breve os reajustes nas alíquotas do IR. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você também goste:

Startup oferece Simulador de Imposto de Renda que auxilia contribuinte a ter maior restituição do IR

Omitir ações na declaração do Imposto de Renda gera multa de 150%

Correção da tabela do Imposto de Renda deve ocorrer em 2023

De acordo com Bolsonaro:

“Conversei agora há pouco com o Paulo Guedes. Ele quer sim. Estamos perseguindo desde o começo a questão do Imposto de Renda, a tabela que não é reajustada. Ele pretende anunciar para o ano que vem já um percentual bastante elevado de desconto de imposto de renda, passando de R$ 2 mil para perto de R$ 3 mil o desconto. Ele acha que não precisa buscar uma fonte alternativa para cobrir isso aí, como fizemos a questão do IPI“.

Em suma, a correção da tabela do Imposto de Renda aconteceria depois do ministro se convencer de que uma reforma mais ampla dificilmente seria possível em 2022. Desde que levou a proposta ao Congresso, ainda em 2019, o governo não têm conseguido aprovar a mesma. Desde setembro de 2021, a parte que trata do IR está parada no Senado.

Ademais, a fala de Bolsonaro sobre a correção da tabela do Imposto de Renda acontece poucos dias após o seu adversário, Lula, defender a mesma medida durante um evento com Geraldo Alckimin. De acordo com Lula: “vamos ter que fazer uma reforma tributária que leve em conta que quem ganha mais tem que pagar mais. Uma reforma que não permite que a pessoa que viva com seu salário de 3, 4 mil reais, ao comprar um produto, pague o mesmo que paga o presidente de um banco”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com