Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Correios dá início a programa de desligamento voluntário e anuncia concurso

Correios abrem programa de demissão voluntária e concurso com 3.200 vagas, a maioria para carteiros. Saiba mais!

Em meio à busca por otimização da gestão e readequação do quadro de funcionários, os Correios anunciaram duas medidas importantes: um programa de demissão voluntária e a abertura de um novo concurso público com 3.200 vagas. 

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância deste concurso, enfatizando que existe uma necessidade de ocupar entre quatro mil e cinco mil posições deficitárias. No entanto, inicialmente, o foco será em fortalecer a rede de entrega, essencial para alcançar todos os municípios brasileiros.

Programa de desligamento voluntário

Paralelamente ao concurso, os Correios planejam implementar um Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Assim, essa iniciativa busca atender a uma demanda interna dos trabalhadores mais experientes da empresa, que expressaram o desejo por uma transição suave para a aposentadoria. 

Dessa forma, para participar, os funcionários interessados precisam ter no mínimo 55 anos e no máximo 74 anos, pelo menos 25 anos de trabalho nos Correios, e uma averiguação dos últimos 60 meses de remuneração. Assim, o PDV permitirá que os empregados mais antigos possam se retirar de forma digna e planejada, abrindo caminho para novos talentos.

Fachada dos Correios
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Novo concurso dos Correios

De acordo com a liderança da estatal, a publicação do edital do concurso deve ocorrer em agosto deste ano. Então, a seleção focará em àqueles que se candidatarem para a função de carteiro. Contudo, também haverá oportunidades para cargos de nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros. 

Assim, os aprovados devem começar a integrar a equipe dos Correios já em dezembro de 2024. Enfim, este evento marca o primeiro concurso realizado pela empresa desde 2011, quando foi oferecida a última chance de ingresso por esta via.

Veja também:

URGENTE: Beneficiários do Bolsa Família devem regularizar acompanhamento de saúde até 12 de julho

Por fim, com maior número de carteiros, os Correios poderão melhorar a qualidade e eficiência da entrega de correspondências e encomendas em todo o país.

Imagem: SERGIO V S RANGEL/ shutterstock.com