Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você já tem um CPF Digital? Aprenda como baixar e habilitar o seu!

O CPF Digital nada mais é do que uma versão eletrônica do documento físico.

0

O CPF Digital é um app que possibilita acessar os dados sobre o Cadastro de Pessoa Física. Dessa forma, quem tem esse programa baixado em seu celular pode deixar a versão física do documento em casa. Além de permitir a identificação do usuário, o CPF Digital manda notificações com informações relevantes e permite tirar dúvidas por meio de um chatbot especializado. 

Você já tem um CPF Digital? 

Atualmente, quem tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode usar o app devido à verificação biométrica. O programa está disponível desde 2020 e foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O CPF Digital nada mais é do que uma versão eletrônica do documento físico. Dessa forma, ambos tem a mesma aplicação prática. 

O CPF é um número de 11 dígitos, que representa o brasileiro desde o seu nascimento até a sua morte. Com esse documento, a Receita Federal identifica uma pessoa no recolhimento e fiscalização do Imposto de Renda. Dessa forma, não apenas os contribuintes, mas também dependentes a partir de 12 anos, precisam ter o CPF informado na declaração. 

Desde 2011, a Receita Federal não emite mais cartões de plástico. Dessa forma, o cidadão recebe apenas o número de identificação do documento. No site da Receita, também é possível baixar um comprovante de inscrição. 

Aprenda como baixar e habilitar o seu!

O CPF Digital está disponível para celulares com sistema Android ou iOS. Veja abaixo o passo a passo:

  1. Abra o programa e informe o número do seu CPF e sua data de nascimento;
  2. Em seguida, toque em “Próximo”;
  3. Aceite os termos e condições de uso e clique em “Aceitar”;
  4. Siga as instruções para fazer a Prova de Vida no app e, ao final, tire uma selfie conforme indicado;
  5. Por fim, crie um PIN de 4 dígitos. Caso você esqueça o código, vai ser preciso fazer a validação do zero;
  6. Em seguida, o app vai mostrar o seu documento na versão eletrônica.

Pronto! Agora você já pode guardar o seu documento físico e usar a versão online do seu CPF. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar