Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CPF digital: veja aqui como imprimir

Mesmo quem tem o documento digital, a versão física do CPF deve ser emitida para evitar problemas. Entenda mais sobre o assunto a seguir.

O Certificado de Pessoa Física (CPF) é uma das formas de identificação do cidadão. É meio dele que o governo se baseia para a criação de programas, observando o tamanho da população que será atendida com as medidas.

Por isso, o documento é essencial. O CPF já está incluso na Identidade, mas é possível obtê-lo por outras duas formas. A primeira é a impressa, onde o órgão emissor, o mesmo do RG, realiza a distribuição do documento. Mas, com o advento da tecnologia, os cidadãos estão optando pelo formato digital do documento para ter mais facilidade e praticidade na sua posse.

Onde o CPF é utilizado

Por ser um documento básico, ele é utilizado em diversos locais, incluindo em empresas, no momento da contratação de um novo funcionário. Além disso, também é necessário informar o CPF em sites de compras online, uma prática que tem se intensificado entre os brasileiros.

O Certificado da Pessoa Física também é pedido no momento de abertura de conta em bancos, sejam eles físicos ou digitais, caso a pessoa não tenha outros documentos em seu domínio. Outra ocasião que ele é utilizado é na declaração do Imposto de Renda, que deve ser feita todos anos. Dessa forma, é imprescindível estar com o documento em mãos.

Como imprimir o CPF

Todo o processo é realizado pelo site oficial da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. Em seguida, é preciso acessar a aba “Meu CPF”, depois selecionar “Consultar CPF”, onde todos os dados devem ser revisados. Após a consulta, basta clicar em “Iniciar”, e o cidadão será destinado para a página de emissão do documento.

Por fim, é só clicar em “Imprimir CPF”. Todo o procedimento é gratuito e pode ser realizada em gráficas, caso a pessoa não tenha uma impressora em casa. É recomendado que o documento também seja emitido digitalmente para diminuir riscos de perda do Certificado.

Imagem: rafapress / Shutterstock