Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CPF na nota aumenta o Score da Serasa? Confira a resposta

Será que realmente ter o CPF na nota aumenta o seu Score da Serasa? Afinal de contas, isso é verdade ou mito? Descubra!

O Score Serasa é uma pontuação atribuída aos consumidores com base em seus hábitos financeiros. Ter uma pontuação alta aumenta as chances de você conseguir aprovação para empréstimos, cartão de crédito e aumento de limite. Mas como aumentar seu valor?

Talvez você já tenha escutado em algum lugar que pedir o CPF na nota após fazer uma compra é uma maneira de fazer os pontos aumentarem. No entanto, isso não é verdade. Sua pontuação não irá aumentar nem diminuir por conta do CPF na nota.

Para quê realmente serve?

É possível que a confusão de acreditar que o CPF na nota fiscal gere um aumento de Score venha do fato de que realmente existam vantagens em aderir a essa prática. Entretanto, estas não têm nada a ver com sua pontuação.

O CPF na nota é uma iniciativa dos governos estaduais. O intuito desse programa é um maior controle sobre impostos relativos à circulação de mercadoria e uma tentativa de coibir sonegação de impostos. Assim, para incentivar os consumidores, alguns benefícios são oferecidos.

Em certos estados, são ofertados descontos no IPVA ou IPTU, sorteio de prêmios em dinheiro e até resgates de recargas de celular ou ingressos para shows. Entre no site do Sefaz do seu estado para consultar seu “saldo”, caso participe do programa.

O que realmente aumenta o Score?

Colocar o CPF na nota não significa nada para sua pontuação na Serasa, mas a boa notícia é que existem outras dicas que podem ser bastante úteis e funcionam de verdade. Quer aumentar seu Score? Confira algumas maneiras:

  • Quite seus débitos pendentes: uma opção é participar do Feirão da Serasa, que está acontecendo desde a segunda-feira, dia 27 de fevereiro, e oferece 99% de desconto na renegociação das suas dívidas;
  • Pague suas contas em dia, cuidado para não deixar passar a data de vencimento da fatura;
  • Mantenha seus dados atualizados junto a Serasa e ao seu banco;
  • Não faça muitos pedidos de empréstimo ou aumento de limite um seguido do outro;
  • Não acredite em aplicativos ou sites que prometem aumento! Isso não existe.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com