Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CPF na nota aumenta o score? Veja as principais vantagens

Devo colocar o CPF na nota fiscal ou não? Entenda de uma vez por todas se o CPF na nota realmente aumenta o score.

Você já deve ter ouvido algo sobre as vantagens de colocar o número do seu Cadastro de Pessoa Física na hora da compra, mas, para muitos, a dúvida ainda existe: CPF na nota aumenta o score? Entenda o assunto de uma vez por todas.

Antes de tudo, é importante saber que existem diferentes vantagens pelas quais você deve inserir seu CPF na nota fiscal. Isso porque essa pequena ação pode ser benéfica para o consumidor, para o estabelecimento e para o governo.

Saiba se o CPF na nota aumenta o score

A resposta para esta dúvida é que, ao contrário do que muitos pensam, colocar o CPF na nota não vai aumentar o seu score. A inclusão do número faz com que cada compra acumule benefícios e não pontuação.

Com o CPF na nota fiscal, o consumidor acumula um saldo de benefícios, sendo este um programa de combate à sonegação de impostos. Mas, para que fique claro, colocar o número na nota não faz parte das informações utilizadas para o cálculo do Serasa Score.

A medida contra a sonegação de impostos são iniciativas desenvolvidas pelos governos estaduais. Com ela, é possível controlar a cobrança de impostos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), assim evitando práticas de sonegação fiscal. Algumas prefeituras também oferecem programas de vantagens. 

Sem o CPF na nota, não é possível o rastreamento, assim o lojista pode não realizar a emissão, deixando de pagar o imposto sobre a operação. 

Confira os benefícios

Para o consumidor que aceita colocar o CPF na nota fiscal, as vantagens variam de descontos de impostos, dinheiro em conta corrente e até prêmios e sorteios. 

Ao colocar o CPF na nota, o consumidor acumula saldo nos programas fiscais dos governos estaduais e municipais. Para participar dos programas, é preciso que o cidadão tenha endereço residencial no cadastro fiscal do governo, sendo do Estado ou prefeitura. É importante destacar que apenas está apto aos programas quem está com o cadastro em dia. 

Para acompanhar as suas notas fiscais emitidas e estar por dentro das informações sobre seu saldo, é preciso ter o serviço de assinatura da Serasa, o Serasa Premium.

Imagem: Divulgação/ Receita Federal