Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CPF na nota fiscal faz o score na Serasa aumentar?

Inserir CPF na nota fiscal não influencia diretamente o Serasa Score; a pontuação é determinada por histórico financeiro e pagamentos.

CPF na nota fiscal aumenta Score? Uma nova ótica sobre o Serasa Score está sendo elucidada na Blogosfera. Em um artigo postado recentemente no Time Serasa, o blog explica pormenorizadamente como ver o Score de uma pessoa e esclarece as principais dúvidas sobre este valioso recurso de análise de crédito.

Segundo o material elucidativo, se percebe que uma pessoa física não pode consultar o Serasa Score de outra pessoa. Dessa forma, a plataforma da Serasa limita-se a autorizar o acesso à consulta do próprio Serasa Score do CPF do utilizador.

CPF na nota fiscal: como entender a pontuação do Serasa Score

A pontuação de crédito da Serasa varia de 0 a 1.000, dividida em quatro faixas de classificação. Um score considerado bom está na faixa de 501 a 700 pontos. No entanto, ter uma pontuação nesse intervalo não garante automaticamente a aprovação de crédito, pois essa decisão permanece a critério da instituição concedente.

Mão segurando celular com logo da Serasa
Imagem: Alison Nunes Calanzas / Shutterstock.com

Já pensou no porquê da variação do seu Serasa Score? Bem, o Serasa Score é um valor flutuante que pode oscilar conforme as ações e comportamentos do consumidor. O atraso no pagamento de contas, dívidas negativadas, empréstimos contratados ou múltiplas consultas ao CPF podem contribuir para a queda do Serasa Score.

Mitos e realidades da pontuação Serasa Score

Existem muitos concepts errôneos acerca do Serasa Score. A ideia de que se pode pagar para aumentar o Score é categoricamente refutada. As ‘ofertas’ que prometem um aumento do Serasa Score mediante pagamento são, categoricamente, fraudulentas.

Um outro equívoco recorrente é a noção de que a inserção do CPF na nota fiscal contribui para o aumento do Score, que é prontamente rejeitada, uma vez que tal informação não é considerada no cálculo do Serasa Score.

Veja também:

INSS: Conselho da Previdência reduz teto dos juros do consignado

Por fim, destaca-se ainda a novidade da versão 3.0 do Serasa Score, a Conexão Bancária. Com essa nova feature, o consumidor pode autorizar o compartilhamento das suas informações bancárias com a Serasa, o que pode contribuir para uma avaliação mais precisa e, consequentemente, a melhoria da pontuação.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com