Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: Conselho da Previdência reduz teto dos juros do consignado

Conselho aprova redução das taxas de juros no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Entenda!

Em uma decisão que visa aliviar o bolso dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou a aprovação de novos tetos para as taxas de juros dos empréstimos consignados.

Dessa forma, as taxas caíram de 1,76% para 1,72% ao mês para o empréstimo e de 2,61% para 2,55% ao mês para o cartão de crédito do órgão previdenciário. Continue a leitura!

Redução da taxa dos juros do consignado do INSS aprovada pelo Comissão da Previdência

Fachada de uma agência do INSS.
Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, celebrou a redução das taxas como uma grande vitória para a comunidade de aposentados e pensionistas. Ele ainda afirmou que essa redução acompanha o momento que nosso país está vivendo, de redução dos juros e aquecimento da economia. Lupi também salientou também que a medida auxilia na minimização do endividamento dos segurados.

As novas taxas entrarão em vigor 5 dias úteis após a publicação da resolução do conselho, prevista para ocorrer nesta semana. Contudo, houve a oposição da representação do sistema financeiro, que votou contra a redução da taxa de juros nos empréstimos consignados para beneficiários do INSS.

Futuras discussões sobre juros do consignado

Ademais, decidiu-se na reunião que haverá uma discussão técnica para a elaboração de uma nova metodologia permanente que definirá as futuras alterações dos juros do consignado. Esta discussão estará a cargo do Grupo de Trabalho (GT) de consignados.

Logo, estão disponíveis no portal e no aplicativo Meu INSS (Android, iOS) as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil. Desta forma, os segurados podem verificar em qual banco a taxa de juros é mais favorável e realizar a portabilidade do empréstimo se assim desejarem.

Veja também:

Pagamento do Bolsa Família de março será antecipado; confira

Para consultar as taxas, basta selecionar o serviço “extrato de empréstimos”, opção “instituições e taxas”. Este recurso facilita o processo de tomada de decisão do segurado ao adquirir um empréstimo.

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com