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Crescimento do e-commerce não ameaça lojas físicas: entenda por que o varejo presencial segue forte

Venha entender como o comércio eletrônico, conhecido como e-commerce, impacta nas vendas presenciais das lojas brasileiras.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico (e-commerce) tem crescido de uma forma impressionante. Embora o setor já estivesse crescendo rapidamente, o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 contribuiu ainda mais na ascensão das lojas virtuais, tornando as compras online um hábito cada vez mais comum.

No entanto, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o crescimento do e-commerce não impacta negativamente nas compras das lojas físicas. Assim, de acordo com a pesquisa de Tendências do Varejo 2023 realizada pela Opinion Box em parceria com a Dito, nos últimos 12 meses, 73% dos entrevistados fizeram compras em sites e lojas virtuais, enquanto 70% comprou em lojas físicas.

Preferência pelo e-commerce

Ainda segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados preferem comprar pela internet em lojas online. Em contrapartida, 17% preferem fazer suas compras presencialmente em lojas físicas. Já 39% afirmam não ter preferência, podendo comprar tanto pela internet quanto presencialmente.

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Assim, entre aqueles que fazem suas compras no e-commerce, são motivados por diversos fatores, tais como preços melhores (67%), conveniência de comprar e receber em casa (62%), mais promoções (60%), possibilidade de comparar os preços de várias lojas (56%). Além disso, ter acesso a produtos que não encontram em sua região (52%), facilidade em comprar sem filas (45%), melhores formas de pagamento (37%) e facilidade de envio de presentes (18%).

Compras no varejo presencial

Já quem compras no varejo físico apresenta os seguintes motivos para isso:

  • Poder ter acesso e experimentar o produto (71%);
  • Levar o produto na hora, em mãos (71%);
  • Encontrar produtos que não acha na internet (25%);
  • Receber atendimento de uma pessoa de verdade (24%);
  • Encontrar mais promoções (22%);
  • Obter preços melhores (22%);
  • Poder comparar os preços de diferentes lojas (16%);
  • Melhores formas de pagamento (11%).

Além disso, dos entrevistados, 67% afirmaram que comprar o e-commerce não substitui totalmente a experiência de comprar no varejo físico. Por fim, confira aqui como abrir um e-commerce.

Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com