Golpistas roubaram dados pessoais e criptomoedas dos fãs de The Last of Us
Os golpistas surfaram na onda da expectativa pela série da HBO. Assim, os criminosos criaram links com a informação falsa de que os fãs já poderiam baixar o jogo na versão para PC. Contudo, a previsão para o lançamento do jogo versão PC é em março deste ano.
Além disso, outros formatos de golpe também ofereciam cartões presentes de US$ 100 no Roblox —outro game — e até mesmo um PlayStation 5 como prêmio.
Dessa forma, ao acessar o link ou preencher o formulário para receber o suposto código de acesso para o The Last of Us para PC, as vítimas tiveram seus dados roubados.
Criminosos aproveitam datas e eventos de lançamento para aplicar golpes
De acordo com a expert em segurança da Kaspersky, Olga Svistunova, a ação dos golpistas de focar no jogo, e não na série, mostra que “os gamers, especialmente os mais novos, que ainda não sabem o suficiente sobre cibersegurança, estão entre os principais públicos-alvo dos bandidos”.
Outro exemplo de aproveitamento são as datas comerciais. A empresa de cibersegurança PSafe anunciou que as tentativas de ataques virtuais aumentam até 120% na sexta-feira 13. Além disso, também foi observado um aumento nos golpes na semana anterior ao Dia dos Pais.
O motivo são as datas temáticas serem muito aproveitadas pelo marketing das empresas. Dessa forma, os golpistas entram na onda de cliques para aproveitar e aplicar golpes.
Assim, é essencial evitar links desconhecidos e sempre checar a informação em sites oficiais, para evitar cair em ciladas. O jogo The Last of Us, como, por exemplo, só terá a versão PC em 3 de março, segundo o site oficial.
Já os episódios da série são semanais e estreiam todo domingo, às 23h, na HBO. Dessa forma, fique atento e evite acessar links falsos.
Imagem: fnbaihaqi | shutterstock