Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Crise do Banco Central pode trazer problemas para o Pix; entenda

Sendo um sucesso após o seu lançamento, o Pix poderá passar por problemas devido à crise no Banco Central. Confira os detalhes!

Embora seja um sucesso após o seu lançamento, o Pix, poderá passar por problemas devido à crise no Banco Central.

Conforme indicado, o Banco Central tem passado por algumas dificuldades nos últimos tempos envolvendo as questões trabalhistas. Sendo assim, a insegurança quanto ao meio de pagamento preferido dos brasileiros surge disso.

O órgão governamental que criou o Pix vem enfrentando momentos difíceis após mais de 10 anos sem novos concursos públicos. Dessa forma, apresentando problemas de recursos humanos que podem acarretar em problemas maiores para o BC.

Confira conosco para entender a motivação que leva a acreditar que problemas podem chegar ao serviço em breve.

Atraso na chegada do Pix Automático

A modalidade de transferências automáticas é uma proposta lançada pelo Banco Central em perspectiva de substituir o modelo de débito automático. Isso se dá, pois, hoje, a categoria requer convênios bilaterais entre empresas para que possa ser liberado.

Portanto, a nova modalidade PIX, que permite de forma simplificada a cobrança automática de serviços de streaming, academias, escolas e outras, deve trazer muitos benefícios. Isso vale tanto para o lado que recebe os pagamentos quanto para quem os realiza, automatizando um processo muitas vezes cansativo.

Contudo, devido aos fatores internos do Banco Central, a novidade já teve o lançamento adiado de setembro de 2023, para abril de 2024. Esse seria um reflexo da falta de funcionários novos e de questões envolvendo os profissionais do BC.

Problemas internos e paralizações do Banco Central

Conforme dito, a instituição passa, hoje, por maus agouros vindos do problema relacionado aos funcionários. A movimentação negativa tem gerado atrasos na entrega do Pix Automático, além de paralisações para reivindicações de melhorias e direitos dos trabalhadores.

Entretanto, mesmo com as paralisações, é clara a ênfase na finalização e na implementação da nova funcionalidade, visto que atualmente esse tem sido o principal foco de desenvolvimento do Banco Central.

Além disso, o BC também trabalha atualmente para o lançamento de mais duas modalidades de transferências Pix. Uma delas é o Garantido, que permitirá o parcelamento do pagamento instantâneo, a outra é o Internacional, que permitirá envio de valores para contas em diferentes países.

Imagem: Reprodução/Shutterstock