Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Crise no Bradesco? Banco enfrenta 42 mil processos trabalhistas na Justiça

O Bradesco acumula mais de 42 mil processos, o que pode significar uma grande crise bancária. Entenda mais sobre os motivos.

Na última segunda-feira (30), o presidente do conselho diretor da Febraban e CEO do Bradesco, Octavio de Lazari, disse que é absurdo o número de processos judiciais que o banco vem enfrentando nos últimos tempos, indicativos de uma crise. Ainda, em uma tentativa de amenizar a situação, afirmou que outros três bancos privados no Brasil possuem números parecidos.

Segundo o executivo, os processos são discutidos semanalmente no Bradesco, assim como seus valores são atualizados na mesma proporção. No entanto, de Lazari afirma que a forma como alguns escritórios de advocacia atuam são preocupantes, ao dizer que o cível é um grande desafio para o banco.

Crise no Bradesco: de quem é a culpa?

Octavio de Lazari participou do recente Fórum de Direito e Desenvolvimento, promovido pelo BNDES, no Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, o CEO do banco afirmou que o crescimento é a única maneira de melhorar os indicadores sociais e, implicitamente, acabar com a crise no Bradesco. “A gente não pode relativizar a única coisa que pode tirar a gente da situação atual”, completou.

Fachada do banco Bradesco
Imagem: casa.da.photo / shutterstock.com

Além disso, apontou que o dinheiro público e os programas sociais não são suficientes para tirar as pessoas da situação econômica em que estão. Por fim, de Lazari completou dizendo que, sem um crescimento em escala nacional, o cenário de mudança será impossível.

Acordo de redução de processos

No início do mês de outubro, no dia 9, o Bradesco e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) oficializaram um acordo de cooperação técnica. Os objetivos seriam diminuir a quantidade de litígios, impedir a crise no Bradesco e otimizar os procedimentos relacionados aos casos do banco, em andamento no Tribunal.  

Este acordo pode estender-se para abranger todos os Tribunais Regionais do Trabalho. Atualmente, o banco ocupa o primeiro lugar na lista dos maiores litigantes do país. Dessa forma, acumula cerca de 58 mil processos em tramitação em todo o sistema de Justiça do Trabalho.

Imagem: Africa Studio/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital