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Em três anos, milhares de agências bancárias são fechadas; entenda a situação

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander Brasil, fecharam juntos 2.563 agências bancárias. Veja mais!

De acordo com um levantamento realizado pela Ável Investimentos, com base nos dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os principais bancos no país, sendo eles Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander Brasil, fecharam juntos 2.563 agências bancárias entre 2020 e 2022.

Além disso, a pesquisa mostrou que no primeiro trimestre de 2023, 256 unidades foram fechadas. Dessa forma, segundo uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o fechamento das agências foi o motivo do desemprego de mais de 14 mil bancários.

Digitalização dos serviços bancários

Em síntese, a crescente digitalização do setor bancário e o aumento do uso dos smartphones, as agências bancárias estão se tornando ‘antiquadas’. Assim, para cortar os custos e bater de frente com a concorrência dos bancos digitais, os bancos estão fechando suas unidades físicas. Ademais, as agências que permanecem abertas vêm ganhando novas funções.

Desse modo, embora alguns clientes prefiram utilizar as agências bancárias, por não estarem acostumados a lidar com ferramentas digitais, o Banco Central não determina um número mínimo de unidades físicas que os bancos tradicionais têm que manter abertas em cada região.

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Pessoa fechando a porta de agência bancária
Morakot Kawinchan/shutterstock.com

Operação dos bancos

Portanto, confira a quantas anda a digitalização dos maiores bancos do Brasil:

  • Banco do Brasil: abriu mais agências do que fechou em 2022 – sendo 93,1% das operações dos clientes realizadas por meio dos canais digitais;
  • Bradesco: 98% das transações efetuadas pelos clientes são digitais. Além disso, o banco está investindo em unidades do Bradesco Expresso, que são correspondentes bancários;
  • Caixa: continua abrindo unidades físicas, principalmente porque atende a classe mais baixa, que prefere o atendimento presencial, em contato com o gerente;
  • Itaú Unibanco: 80% das transações dos clientes são realizadas on-line;
  • Santander: está transformando as agências em estabelecimentos multiuso, sem balcões, mesas ou cadeiras, com cafeteira e espaço de coworking aberto ao público.

Imagem: Morakot Kawinchan/shutterstock.com