Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

CUIDADO: anúncios falsos do Desenrola fazem Senacon PROCESSAR o Facebook

Tem acontecido uma grande polêmica envolvendo o Facebook e a Senacon por conta de anúncios falsos do Desenrola Brasil. Entenda!

João CaldasPor João Caldas2 min de leitura
Logotipo do programa Desenrola Brasil sobre uma imagem desfocada de uma faixa de pedestres vista de cima, com muitas pessoas caminhando.

Em novembro, o Facebook foi multado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em um valor diário de R$ 150 mil. A punição teve como fundamentação o não cumprimento, por parte da plataforma, da medida que exigia a exclusão de anúncios falsos do Desenrola Brasil.

A fiscalização do órgão identificou mais de dois mil propagandas fraudulentas durante um período de 62 dias. Desse modo, a Meta (empresa gestora do Facebook) pode ter acumulado um montante que ascende a R$ 9,3 milhões em multas.

Anúncios falsos do Desenrola no Facebook

Na ocasião, a Senacon manifestou por meio de nota que “a Meta não mostrou ter adotado medidas cabíveis para evitar tais veiculações”. A nota também ressaltou que, caso houvesse a persistência na situação, a empresa pode se submeter a sanções mais severas.

Veja também:

CUIDADO: anúncios falsos do Desenrola fazem Senacon PROCESSAR o Facebook

Após a instauração do processo administrativo, a empresa terá um prazo de 20 dias para recorrer da decisão. Caso o Facebook não apresente defesa no prazo estipulado, a empresa pode sofrer as “consequências legais pertinentes”, como indica o despacho da secretaria.

A imagem abaixo é de um anúncio fraudulento envolvendo o nome do Desenrola Brasil, um dos muitos identificados pela Senacon. Esta questão ainda está em aberto e é incerto qual será o desfecho final.

Anúncio falso do Desenrola Brasil
Imagem: Biblioteca de Anúncios da Meta/ Reprodução

Qual tem sido a reação da Meta?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

No mês de julho, a Meta expressou que estava eliminando anúncios falsos identificados sobre o “Desenrola” e que tem cooperado com as demandas das autoridades brasileiras.

A situação repercutiu amplamente, com muitos questionando as medidas de controle de conteúdo empregadas pela plataforma e o alcance de suas políticas de segurança e privacidade.

Imagem: Varavin88/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

João Caldas

Autor

João Caldas

Estudante de jornalismo e criador do blog [Re]Cortes Literários. Acredito que o importante não é ver o que ninguém viu, mas pensar diferente o que todo mundo vê.

Topicos relacionados