Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado! Beneficiários do Bolsa Família estão tomando golpes, veja como se proteger.

Saiba como se proteger de golpes direcionados a beneficiários do Bolsa Família e evitar cair em fraudes. Saiba mais!

Recentemente, usuários do Bolsa Família em Ribeirão Preto foram vítimas do golpe do “Telefone Ouvinte”. Nele, os fraudadores se ligam aos beneficiários se passando por funcionários do programa e pedem informações pessoais, como números de documentos e dados bancários, sob o pretexto de atualização de cadastro ou liberação de valores extras.

É fundamental que os beneficiários tenham consciência desse golpe e saibam como se proteger. Nunca divulgue informações pessoais ou bancárias por telefone e desconfie de ligações suspeitas. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo programa Bolsa Família, para verificar a veracidade da informação.

Importância do Bolsa Família

Imagem de um celular aberto com o aplicativo do Bolsa Família em cima de uma pilha de dinheiro
Imagem: Adao / Shutterstock.com

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que, na realidade, representa um grande alento para muitas famílias brasileiras. Seja para comprar alimentos, pagar contas ou até mesmo investir na educação dos filhos, o Bolsa Família por vezes é o que garante um padrão de vida adequado para essas pessoas.

Em Ribeirão Preto, uma mãe desempregada e responsável por quatro filhas, por exemplo, contava com esse benefício para adquirir material escolar para as crianças. Infelizmente, expectativas como essa foram prejudicadas pela ação de golpistas.

Como o golpe do ‘Telefone ouvinte’ funciona?

A estratégia dos criminosos se inicia por um simples telefonema onde os mesmos se passam por representantes do aplicativo Caixa Tem (utilizado para a gestão do Bolsa Família) e informam a necessidade de uma atualização do cadastro para continuidade do benefício.

Eles então solicitam o envio de códigos ou acesso a links externos via um aplicativo de mensagens. A partir dessas informações, conseguem acessar e até mesmo bloquear a conta bancária das vítimas, retirando o dinheiro que seria utilizado para o sustento das famílias.

Como se prevenir do golpe?

A melhor forma de evitar essas armadilhas é manter a atenção e nunca compartilhar informações pessoais por telefone ou mensagens. A comunicação oficial sobre o Bolsa Família ocorre através de canais oficiais, como atendimentos presenciais nas Secretarias de Assistência Social ou pelo aplicativo oficial da Caixa.

Veja também:

Confira como fazer o download do programa do Imposto de Renda 2024

A Secretária de Assistência Social de Ribeirão Preto, Gláucia Berenice, alerta: “se você recebeu alguma mensagem suspeita, não clique, não digite, não confirme nada. Busque informações apenas pelos meios oficiais”.

Imagem: rafapress / shutterstock.com