Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: golpe do cartão de crédito faz vítimas no Carnaval

A Febraban – Associação Brasileira de Bancos divulgou recentemente uma nota alertando os consumidores sobre o risco de caírem no golpe do cartão de crédito no Carnaval 2019. Nessa época, aproveitando a aglomeração de pessoas e a distração, criminosos roubam as senhas e cartões de crédito dos foliões. As vítimas começam a surgir em todo o Brasil.

Leia também:

5 bons motivos para ter o cartão de crédito sem anuidade do Banco Inter.

O empréstimo do Nubank é sem consulta ao SPC e Serasa?

Cuidado: golpe do cartão de crédito faz vítimas no Carnaval

Golpe da troca de cartão

De acordo com a nota da Febraban, vendedores ambulantes mal intencionados entregam a maquininha para que o cliente digite a senha do cartão. Aproveitando a distração do comprador, a digitação da senha é feita quando deveria ser digitado o valor da compra. Com isso, o comprador revela sem querer a sua senha pessoal. Por fim, o vendedor troca o cartão do comprador por outro muito parecido, e é possível perceber o golpe somente quando for utilizar novamente o cartão.

Golpe da operação dupla

Outra possibilidade de golpe do cartão de crédito nesta época do ano é o do valor errado ou dupla operação. Neste golpe, o vendedor diz que a operação não finalizou na maquininha e alega um problema com o aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo somente pode ser percebido quando a vítima verificar o extrato do cartão.

Golpe da troca de maquininha

Neste golpe, quem é prejudicado é o vendedor, e a intensidade do golpe pode ser bem mais impactante. Ou seja, na hora da compra, o falso comprador troca a maquininha na distração do vendedor por uma idêntica. Quando perceber, já estará recebendo pagamentos há horas, e o prejuízo pode ser enorme. Os criminosos compram as maquininhas em nomes de laranjas, e fica muito difícil de recuperar o prejuízo.

Confira logo a seguir, algumas dicas de segurança da Febraban para evitar cair no golpe do cartão de crédito neste carnaval.

  • Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
  • Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
  • Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
  • Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
  • Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;
  • Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito; e
  • Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.