Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado! Novo golpe muda, além do QR-Code do Pix, o código de barras dos boletos

Fique atento para não cair nesse novo golpe que faz você efetuar o pagamento de um boleto adulterado por criminosos. Saiba mais aqui.

Um novo golpe no mundo digital, conhecido como “Reboleto”, explora uma vulnerabilidade recente em uma atualização de ferramentas que permite a criminosos alterar boletos e contas em PDF, redirecionando os pagamentos para contas de terceiros.

Como funciona o ‘Reboleto’

Nessa modalidade de fraude, o criminoso não precisa de acesso direto ao dispositivo da vítima, operando totalmente à distância. Assim, eles obtêm acesso ao e-mail da vítima (por meio do protocolo IMAP) e procuram por boletos ou contas que possam ser pagas via Pix. Dessa forma, o próximo passo é modificar o PDF anexado, substituindo os dados do beneficiário original por uma conta controlada pelo fraudador.

Mulher lamentando ter caído em golpe virtual.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Então, a fraude se completa quando ocorre o pagamento do boleto alterado, redirecionando o valor para os criminosos, sem que a vítima perceba a alteração. Os criminosos geralmente ganham acesso aos e-mails das vítimas de duas maneiras:

  • Vazamentos de Credenciais: Aproveitam-se de informações obtidas em ataques cibernéticos para testar credenciais em serviços de e-mail em larga escala;
  • Validação Automatizada: Utilizam a ferramenta Reboleto para automatizar esse processo, identificando contas de e-mail acessíveis.

Como se proteger do golpe

Detectar essa fraude pode ser desafiador. Além disso, a alteração no nome do destinatário no momento do pagamento é um indicativo de adulteração do boleto. É crucial verificar esse detalhe antes de realizar qualquer pagamento.

Veja também:

Mais vagas: governo sugere que estados tripliquem, até 2030, as vagas para o ensino técnico

Outras medidas importantes para evitar cair em golpes incluem:

  • Senhas Fortes e Únicas: Crie senhas complexas e utilize uma diferente para cada serviço;
  • Autenticação de Dois Fatores: Ative essa proteção adicional para suas contas online;
  • Cuidado com E-mails Suspeitos: Evite clicar em links ou abrir anexos de remetentes não confiáveis;
  • Atenção a Vazamentos de Dados: Troque suas senhas imediatamente se suspeitar de algo;
  • Verificação Cuidadosa de Boletos: Antes de efetuar o pagamento, confira o nome do destinatário no QR Code e no código de barras.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital