Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado! Queijos destas marcas podem estar contaminados; confira a lista

Algumas marcas de queijos não passaram na pesquisa de qualidade da Proteste, e algumas delas inclusive mostraram altos índices de bactérias! Saiba mais.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) mostrou que estas marcas de queijos podem estar contaminadas por bactérias! Entre os tipos do produto, estão: coalho, gorgonzola, processado e ralado.

Assim, constatou-se em testes que os produtos testados não passavam pelo padrão de qualidade estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Durante as investigações, a bactéria Escheia Coli foi encontrada em padrões acima do limite estabelecido.

Além disso, outros padrões estavam fora do legalizado, como as quantidades de sódio e gorduras saturadas informadas nas embalagens.

Veja os resultados das pesquisas para estes queijos

Segundo as informações da especialista da Proteste, Mylla Moura, a bactéria encontrada também está no nosso intestino. No entanto, ao ser consumida em concentrações acima do permitido, pode causar dores abdominais e diarreias.

Além disso, deixou claro que essas bactérias são encontradas em queijos que ficaram em altas temperaturas, com umidade no armazenamento e, além disso, falta de higiene.

Volumes de sódio

Além das bactérias encontradas, a Proteste também fez pesquisa sobre a quantidade de sódio informada nas embalagens. Isso porque, de acordo com a legislação, não é possível ter mais do que 20%. No entanto, as pesquisas mostram outra coisa:

  • Os queijos coalhos da Três Marias apresentaram 159% a mais de volume de sódio do que deveria;
  • Já o ralado Gran Romano, apresenta 76,6%;
  • Gorgonzola Cruzilla, 94%;
  • Processado São Vicente, 36.3%.

Gordura Saturada

Ainda que não haja uma regulamentação ou legislação, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 22g por dia. No entanto, cada um dos tipos de queijos possui uma quantidade própria.

Por exemplo, o coalho da Cruzilla tem 20,3g de gordura, já os ralados da Crioulo e Nata de Minas, 27g. Além disso, os queijos processados Tirolez 16,3g e o gorgonzola Regina, 21g.

De acordo com Mylla, é preciso equilibrar o consumo no dia a dia, uma vez que os produtos possuem quantidades acima da média para estes tipos de queijo.

Imagem: flanovais / Shutterstock