Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidados que você deve ter ao procurar um educador financeiro

Apesar de existir muito educador financeiro qualificado para te ajudar a cuidar das suas finanças, é necessário estar atento aos golpistas.

Está em busca de aprender a cuidar do seu dinheiro? Existe no mercado o profissional educador financeiro, que pode ajudar nessa tarefa de organização. Entretanto, assim como existem pessoas sérias e comprometidas com essa função, há os golpistas também. Em suma, eles buscam por pessoas inocentes para poder aplicar golpes, ou ainda, dar informações falsas e cursos que não dão resultados. Diante disso, confira abaixo, os cuidados que você precisa ter.

Cuidados que você deve ter ao procurar um educador financeiro

  1. Promessa de ganhos surreais: Ao buscar um educador financeiro, fique atento às promessas de ganhos fáceis. Nenhum profissional sério faz essa promessa. Ainda mais, se os ganhos prometidos são maiores que 1% ao mês, esteja atento para a possível fraude. Esses ganhos geralmente vêm acompanhados de um curso ou método complexo, que você deve pagar uma taxa para ter acesso. Ou ainda, esses anúncios são realizados em carros importados, iates ou festas luxuosas. Essas imagens não condizem com a de um educador financeiro sério.
  2. Falta de experiência: Em geral, o profissional sério tem uma formação acadêmica na área e/ou anos de experiência com finanças e investimentos. Dessa forma, é bom pedir a qualificação e a experiência do educador financeiro. Em suma, a falta de experiência nem sempre é um problema, desde que o educador seja honesto. 
  3. Omitir toda a verdade: Uma das grandes febres é o day trade. A promessa cita trabalhar de casa ganhando mais de R$ 10 mil mensalmente, através da bolsa de valores. Entretanto, apesar da propaganda, vários estudos já provaram que mais de 90% dos day traders perdem dinheiro através desse investimento. Além disso, se o educador financeiro prometer um tipo de ganho específico com uma operação que ele mesmo criou, é preciso pedir provas de que o método funciona. 
  4. Fique atento: Por fim, caso você desconfie de algum desses sinais no educador financeiro, o ideal é parar de seguir esse perfil. Lembre-se que existem várias pessoas sérias dispostas a ensinar sobre educação financeira.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ITTIGallery / shutterstock.com