Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Custo do aluguel sobe quase 20%

O aumento do custo do aluguel é uma das preocupações recorrentes de quem busca moradia. Veja os dados do levantamento!

Adriana AlbuquerquePor Adriana Albuquerque2 min de leitura
Imagem de calculadoras e papeis aluguel

O aumento do custo do aluguel é uma das preocupações recorrentes de quem busca moradia, seja em grandes cidades ou em áreas mais afastadas. De acordo com o FipeZap+, o preço do aluguel de residências teve alta de 17,18% nos últimos 12 meses, desconsiderando a inflação. No último mês, os dados apontavam aumento de 1,75%. 

Esse aumento expressivo tem sido motivado por diversos fatores. Confira os resultados do levantamento do FipeZap+ e veja em quais regiões o aluguel é mais caro. 

Preço do aluguel subiu 4,63% no trimestre

O preço do aluguel subiu 4,63% no primeiro trimestre do ano, conforme os dados do Índice FipeZap+ divulgados nesta terça-feira (18). O valor é cerca de duas vezes mais a inflação no período, calculada em 2,09%. De acordo com o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), considerado a “inflação do aluguel”, o crescimento foi de somente 0,2% no trimestre. 

Dessa forma, o preço do aluguel atingiu a alta acumulada de 17,2% nos últimos 12 meses. Esta é a maior variação para o período desde o início da série histórica do Índice FipeZap+, em 2011.

Todas as cidades monitoradas pelo índice registraram aumento

Todas as cidades monitoradas pelo índice registraram aumento. O  FipeZap+ acompanha 25 cidades ao todo. Contudo, as capitais Florianópolis, Goiânia, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro chamaram atenção pelo avanço.  percentual de aumento no preço do aluguel nessas cidades foi de 36,75%, 31,53%, 23,64%, 22,45%, 21,07% e 20,23% respectivamente. 

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Ainda assim, a região com que possui o metro quadrado mais caro do país não está em nenhuma dessas capitais. O preço médio da locação do metrô, em março, chegou a R$ 51,86 em  Alphaville, bairro nobre de Barueri, em São Paulo. 

O Índice FipeZap+ considera os preços de aluguel de imóveis residenciais em 25 cidades brasileiras, sendo 11 capitais O levantamento faz uso de anúncios de imóveis na internet.

Imagem: MIND AND I e ABC vector / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital

Adriana Albuquerque

Autor

Adriana Albuquerque

Estudante de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

Topicos relacionados