Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Datafolha: aumenta o pessimismo do brasileiro sobre a economia

Além da economia, pesquisa do Datafolha também indica um aumento no pessimismo do brasileiro sobre a inflação e o desemprego. Saiba mais.

Mateus VasconcellosPor Mateus Vasconcellos2 min de leitura
Pilhas de moedas em formato decrescente com seta amarela passando por cima dela em direção para baixo, mostrando resultado econômico brasil

Em pesquisa divulgada no último domingo (2), o Datafolha informou que o número de brasileiros pessimistas em relação à economia no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou desde o início do ano.

Segundo o levantamento, em março deste ano – mês em que a pesquisa foi realizada – 26% dos brasileiros acreditavam que haverá uma piora na situação econômica do país. Enquanto isso, em dezembro de 2022, este índice estava em 20%.

Além disso, o levantamento também apontou que o número de brasileiros que acredita numa melhora econômica ao longo do governo diminuiu.

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 29 e 30 de março, com 2.028 entrevistados. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Principais destaques do Datafolha na economia

Inicialmente, vale destacar que, além do aumento no número de pessimistas, houve alteração entre os “otimistas”. Conforme levantamento, em dezembro do último ano 49% dos entrevistados acreditavam numa melhora na economia. Em março, porém, este número está em 46%.

Além disso, o Datafolha também destacou que houve mudança na percepção que o povo brasileiro tem da economia. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados informam que a situação econômica segue igual, 35% defendem que houve uma piora e 23% indicam uma melhora.

Destaques em relação a outros pontos

Além do aumento do pessimismo acerca da economia, o brasileiro também está mais receoso com o desemprego. Segundo o Datafolha, 44% dos brasileiros indicam receio em relação ao desemprego. Em dezembro, este dado estava em 36%.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Simultaneamente, o número de pessoas que informaram que houve uma redução no desemprego também teve mudança. Assim, este indicador caiu de 37%, em dezembro de 2022, para 29%, em março de 2023.

Por fim, o Datafolha também indicou que houve um aumento no número de pessoas que acredita que a inflação vai crescer. Segundo a pesquisa, 54% das pessoas acreditam neste aumento atualmente, frente a 39% no final do último ano.

Imagem: SERSOLL / Shutterstock.com

Mateus Vasconcellos

Autor

Mateus Vasconcellos

Formado em jornalismo, atuou como redator e roteirista desde 2017.

Topicos relacionados