Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Day trade: saiba mais sobre essa forma de negociar na Bolsa

Existem diferentes formas disponíveis para os investidores que desejam aplicar nas ações da Bolsa de Valores. Veja!

Quando se fala em investimento em ações na Bolsa, é comum que muitas pessoas se sintam perdidas ou temerosas em dar o primeiro passo. Existem, no entanto, diferentes métodos que se ajustam a diversos perfis e objetivos. Entre eles, destacam-se o day trade, o swing trade e a aquisição de ações para longo prazo.

Sendo assim, no universo dos negócios e investimentos, essas formas de aplicações possuem características e processos distintos. Cada método atende a expectativas e perfis variados de investidores. Aqueles que buscam a assertividade em suas escolhas financeiras precisam conhecer bem cada um desses caminhos.

O que é day trade e como funciona?

O day trade é uma modalidade de investimento de curta duração. O investidor que aplica neste modelo compra e vende ações no mesmo dia, com o objetivo de ganhar dinheiro com as pequenas variações do mercado. 

Em alguns casos, o intervalo entre a compra e a venda do ativo pode durar apenas alguns minutos. Dessa forma, esse movimento exige acompanhamento constante e alto grau de calma e estratégia para lidar com a volatilidade do mercado de ações.

Imagem da logo da B3 e um painel da bolsa de valores atrás.
Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Outras opções disponíveis para investir na bolsa

Já o swing trade é uma versão mais “estendida” do day trade. Nesta modalidade, o investidor mantém as ações por um período que pode variar entre alguns dias a até alguns meses. O momento de troca ou venda acontece quando é detectado um movimento de baixa na ação. 

Dessa forma, a vantagem do swing trade é que ele demanda menos tempo do investidor se comparado ao day trade, tornando-se uma opção viável para quem possui outras atividades e não pode monitorar o mercado financeiro durante todo o dia.

Caso o investidor não tenha interesse nas opções de day trade e swing trade, ele pode optar por comprar um papel e mantê-lo na carteira por um longo prazo, que pode se estender por anos. Esse estilo de investimento é recomendado para quem busca receber dividendos ou investir em empresas com bons fundamentos e possibilidade de valorização no futuro.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com