Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Débito ou crédito: qual é a melhor forma de pagamento?

Para ter uma vida financeira saudável, é fundamental saber como funcionam o débito e crédito, além de qual deles é melhor.

Qual a diferença entre as modalidades de pagamento débito e crédito? Basicamente, enquanto uma faz o pagamento à vista, o outro faz a prazo.

Para ter uma vida financeira saudável, é fundamental saber como funcionam esses produtos financeiros e qual é o melhor. Descubra a seguir.

Qual a diferença entre débito e crédito?

Enquanto o crédito é uma modalidade de pagamento a prazo, o débito é um pagamento à vista. Quando o instrumento tem a função dar crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois. Independente se é um único pagamento, ou dividido em mais de uma parcela.

Já no débito, é necessário ter um saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado de forma instantânea. Para o consumidor poder usar instrumentos de crédito, ele passa por uma análise de crédito. Assim, o processo é feito por empresas e instituições financeiras para avaliar o score do cliente.

Com essa análise, o consumidor tem acesso a um valor x de crédito liberado, por meio de vários produtos financeiros, como por exemplo cartões de crédito, empréstimos e cheque especial.

Por outro lado, o débito é a função mais comum e não requer nenhum tipo de análise, já que o consumidor só pode ser pago com o saldo que tem. E, assim, não ocorre a criação de nenhuma dívida.

Qual é a melhor forma de pagamento?

Em geral, a dica é usar o crédito para as compras de maior valor, que você precisa parcelar. Dessa forma, você pode comprar bens mais caros e se programar para pagar prestações. Enquanto isso, o débito deve ser prioridade nos gastos do dia a dia, bem como em despesas fixas, respeitando o valor do orçamento.

Porém, isso não é uma regra. Afinal, algumas pessoas preferem concentrar os gastos na fatura do cartão invés de usar o débito. Isso é vantajoso quando há algum programa de recompensas, que possibilite juntar pontos e milhas.

Sendo assim, é fundamental evitar o endividamento com o crédito, e gastar apenas o que você pode pagar.

Imagem: Teerasak Ladnongkhun | shutterstock