Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Declaração pré-preenchida do IR pode estar disponível hoje

Veja como acessar a declaração assim que for liberada.

0

A Receita Federal informou que a ferramenta da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR) já pode estar disponível nesta quarta-feira (24), em seu projeto-piloto. De acordo com o auditor fiscal da Receita, José Carlos da Fonseca, faltam apenas algumas liberações técnicas que as versões de acesso estejam compatíveis. A previsão inicial era para quinta-feira (25). A Agência Brasil é a fonte das informações.

“A gente só pode colocar o serviço inteiro no ar depois que tiver essas versões do aplicativo compatíveis. Assim que forem liberados, a gente libera a versão inteira online. Bem provável que amanhã durante o dia a gente já tenha essa forma de declaração disponível”, disse José Carlos durante coletiva sobre lançamento da funcionalidade. Saiba mais a seguir.

É provável que você também goste:

Grandes empresários articulam renda básica para os mais vulneráveis

Como vão funcionar os empréstimos no Cliente TOP do Caixa Tem?

Nascidos em julho já podem atualizar dados no Caixa Tem

Declaração pré-preenchida do IR pode estar disponível nesta quarta-feira (24)

De acordo com informações, a declaração pré-preenchida estará disponível exclusivamente por meio do serviço Meu Imposto de Renda. Ele pode ser acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). Entretanto, o contribuinte pode recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e importar o documento pré-preenchido para o programa gerador da declaração.

Desde 2014, a declaração pré-preenchida está disponível para contribuintes com certificação digital, uma espécie de assinatura eletrônica, obrigatória para pessoas jurídicas. Mas, em 2021, a ferramenta está disponível para quem tem conta em níveis verificado e comprovado no portal Gov.br. Hoje, cerca de 96 milhões de pessoas possuem conta no portal. De acordo com a Receita, a ferramenta é vista como mais uma forma de simplificar a vida do contribuinte.

Veja como acessar a declaração

Por fim, a opção de acessar a declaração com o certificado digital está disponível na tela de abertura do e-CAC. Recentemente, porém, essa tela passou a incluir o login do portal Gov.br, que pede o número do CPF e a senha. Isso funciona como fator duplo de autenticação, para dar mais segurança na hora do acesso. Dessa forma, o portal conta com três níveis de validação: bronze, prata e ouro. Só poderá acessar a declaração pré-preenchida o contribuinte que tiver o nível prata ou ouro. Para isso, basta baixar o aplicativo Meu Gov.br no celular e fazer a validação facial.

Assim, no sistema da Receita, basta acessar o “Meu Imposto de Renda” e clicar na linha “Preencher Declaração online”. Lá, você recebe um formulário com os dados fiscais preenchidos, bastando apenas confirmar as informações e enviar o documento.

Enfim, o que achou da matéria?

Gostou? Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...