Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda já está disponível; confira como funciona

Ao optar pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, os contribuintes iniciam o processo com vários campos já preenchidos. Confira!

Nesta terça-feira (12), a Receita Federal liberou o download do programa para realizar a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Assim, os contribuintes já podem baixar o programa. Além disso, o órgão também liberou o download da declaração pré-preenchida. 

Dessa forma, essa modalidade de declaração permite que os cidadãos estejam mais propensos a serem incluídos nos primeiros lotes de restituição. Pois, neste caso, há prioridade na devolução. Veja mais detalhes!

Como funciona a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Portanto, para utilizar a declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa possuir uma conta no portal gov.br com nível ouro ou prata. Assim, o período para o envio da declaração vai até o dia 31 de maio. 

Dessa forma, ao optar pela declaração pré-preenchida, os contribuintes iniciam o processo com vários campos já preenchidos. Isso facilita o processo, pois basta o contribuinte complementar as informações ou corrigir possíveis erros.

Veja também:

Saiba como atualizar o CadÚnico sem sair de casa!

No entanto, é importante ressaltar que os contribuintes que optam pela declaração pré-preenchida devem revisar os dados antes de submeter a declaração, pois a responsabilidade pelas informações é de quem faz a declaração. Enfim, utilizar este método traz benefícios como: agilidade no processo, menor chance de erros e inconsistências e maior segurança. 

Aplicativo da Receita Federal sob o escrito "Declaração pré-preenchida"
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Lotes de restituição IRPF 2024

Por fim, vale lembrar que o envio da declaração do Imposto de Renda logo no início do prazo proporciona uma maior chance do contribuinte ser contemplado nos primeiros lotes de restituição. Veja abaixo o calendário da Receita para as restituições em 2024:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Assim, no caso de declaração pré-preenchida ou recebimento da restituição via Pix, esses contribuintes também são considerados como prioritários na distribuição dos lotes de restituição.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com