Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Demanda por crédito cresceu 26,5% em março, segundo Serasa

De acordo com a Serasa Experian, a procura dos consumidores brasileiros por crédito apresentou aumento de 26,5% em março. Os dados do Indicador de Demanda por Crédito mostraram que houve crescimento em todas as faixas de renda.

O destaque do levantamento ficou para os indivíduos que ganham até R$ 500 por mês. Foi registrado um aumento expressivo de 30,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

É provável que você também goste:

Como vai funcionar o empréstimo consignado para o BPC?

Serasa revela: 40% dos inadimplentes querem sacar FGTS para pagar dívidas

População busca por crédito para pagar contas, diz economista da Serasa

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi para o Jornal Extra, a expansão mais expressiva da procura por crédito para aqueles que possuem as menores faixas de renda revela que parte da população está fazendo empréstimos para poder pagar itens básicos e as contas no fim do mês.

Rabi afirma que o crédito não é visto apenas como uma forma de financiar projetos maiores como imóveis ou veículos. Atualmente, as pessoas, principalmente as que têm renda mais baixa acabam utilizando o empréstimo para poder se sustentar. 

Na comparação com o mesmo período do ano passado, todas as regiões do Brasil registraram um cenário significativo em relação à demanda por crédito. Veja abaixo o percentual: 

  • Norte – 37,6%
  • Sul – 27,1%
  • Centro-Oeste – 25,9%
  • Nordeste – 25,7%
  • Sudeste – 25,2%

Organização financeira: como agir em tempos instáveis

Saber como agir em tempos instáveis é um desafio para quem precisa pagar contas fixas e dívidas relacionadas a empréstimos e faturas do cartão de crédito.

Na parte de educação financeira do Banco Bradesco, Karol Cinti, especialista financeira CFP, propõe uma forma de organizar os ganhos e gastos que surgirão em três ou seis meses.

De acordo com a Karol, a organização pode começar a partir da previsão das entradas  do mês e da separação das saídas, reunindo valores de contas fixas e parcelas futuras do cartão de crédito ou boleto. 

Após a projeção e o levantamento das despesas, a especialista indica conferir se a renda projetada suprirá as contas dos próximos meses ou fazer cortes nos custos e realizar caixa

Em caso da realização de caixa, Karol sugere procurar a renegociação dos prazos e valores de contratos de aluguéis, internet, telefonia, internet e cursos, entre outros. Além disso, a especialista também indica verificar nos bancos e empresas de crédito a possibilidade de prorrogar os vencimentos dos  empréstimos vigentes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com