Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Demissão em massa: empresa japonesa renomada no Brasil demite mais de 600 funcionários

Importante companhia japonesa decreta o fim da linha para mais de 600 trabalhadores. Veja os bastidores dessa decisão!

Guilherme TirelliPor Guilherme Tirelli2 min de leitura
Carteira de Trabalho e caneta sobre superfície em que se lê a palavra "demissão",

Famosa dentro do ramo automobilístico, a Bridgestone divulgou, nessa segunda-feira (08), a demissão em massa de mais de 600 trabalhadores. A decisão ocorre após a empresa decretar o fim da produção de pneus para carros de passeio e caminhonetes em sua fábrica de Santo André, na região metropolitana de São Paulo.

A companhia é mundialmente conhecida por ter fornecido pneus para as equipes de Fórmula 1 até o ano de 2010. A atual medida segue a tendência de outras companhias do mesmo ramo na capital paulista. Como consequência desse processo, a fabricação de pneus para aqueles veículos passará a ocorrer apenas na Bahia, na cidade de Camaçari.

O que diz a Bridgestone?

Conforme comunicado da própria marca, as mudanças acontecem após um processo contínuo de análise do mercado e da perspectiva de negócio. Dessa maneira, o objetivo da corporação passa por manter-se competitiva e realocar os recursos, a fim de maximizar sua produção.

O efetivo da fábrica de Santo André comporta atualmente 3,4 mil funcionários. Contudo, após a decisão da empresa, até o fim de 2023, o local passará a ter 2,8 mil empregados.

Outras gigantes também sucumbiram

A Bridgestone não foi a primeira a cortar despesas em São Paulo. Antes dela, outras gigantes demitiram milhares de trabalhadores, seja por conta da crise ou outros critérios.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em 2019, a Ford fechou as portas de sua fábrica em São Bernardo do Campo. Na ocasião, 600 funcionários perderam o emprego. Outra gigante japonesa agiu de maneira similar. Em 2022, a Toyota também encerrou as atividades na região metropolitana e direcionou a produção para o interior do estado.

Por fim, no ano passado, a alemã Mercedes-Benz anunciou o fim do contrato de 3,6 mil operadores. Entretanto, após discussões com o sindicato dos metalúrgicos, reverteu o cenário para 1.500 empregados, que acataram a um programa de demissão voluntária.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock.com

Guilherme Tirelli

Autor

Guilherme Tirelli

Fissurado por novos desafios e aventuras, contar histórias e escrever são as minhas paixões. Acredito, portanto, no poder das palavras para construir pontes e emocionar. Atualmente estou no 6º semestre de Jornalismo pela Puc-SP, navegando por todos os campos da comunicação.

Topicos relacionados