Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central: Deputado quer tornar Pix serviço essencial devido à greve

Na terça-feira, 5 de abril, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil – SP) utilizou o seu perfil no Twitter para comunicar que protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL) que modifica a lei da greve para que o Pix, ferramenta de transações instantâneas do Banco Central, seja incluído como serviço essencial, pois pode ser interrompido parcialmente devido a greve dos servidores.

É provável que você também goste:

Banco Central: greve dos servidores pode deixar Pix parcialmente fora do ar

Pix é a forma de pagamento mais utilizada que cartões de crédito e débito

Pagolivre lança Pix na recorrência para lojas físicas e comércio virtual

Lei da Greve

A lei da greve, a qual o deputado quer alterar, considera como serviços essenciais aqueles que não podem ser interrompidos em caso de paralisação de servidores. São eles:

  • Assistência médica e hospitalar;
  • Captação e tratamento de esgoto e lixo;
  • Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
  • Funerários;
  • Produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
  • Telecomunicações;
  • Transporte coletivo;
  • Tratamento e abastecimento de água;
  • entre outros.

Greve dos servidores do Banco Central

Segundo o presidente do sindicato dos servidores do Banco Central, Fábio Faiad, a greve da categoria deve continuar por tempo indeterminado, já que o governo, na reunião da última terça-feira (6), não apresentou proposta oficial alguma para a reestruturação da carreira e aumento de salário. 

Diante disso, a greve será reforçada, o que pode ocasionar a interrupção parcial do funcionamento do Pix, além da distribuição de moedas e cédulas para as instituições financeiras do país.

Pix ameaçado

“O Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo da lei dos serviços essenciais. Portanto, a greve poderá interromper parcialmente o Pix e a distribuição de moedas e cédulas. E poderá interromper, parcial ou totalmente, a divulgação do boletim Focus e de diversas taxas, o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro e da mesa de operações, o atendimento ao público e outras atividades”, disse Faiad.

Em nota divulgada pelo Banco Central, a instituição afirmou que tem planos de contingência para evitar instabilidades no Pix, contudo, não detalhou como será efetuado esse plano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com