Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra a idade mínima para se aposentar a partir de 2023

Atualmente, há dois jeitos mais comuns de pedir a aposentadoria no Brasil. São elas: por idade urbana ou híbrida. Entenda melhor!

A partir de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as regras para a aposentadoria devem sofrer alterações. Diante disso, podem aparecer algumas dúvidas entre os segurados, como: será que a idade para se aposentar mudou de novo? Ou segue a mesma?

Embora as mudanças passem a valer a partir de 2023, não é necessário esperar até lá para ficar por dentro das novas regras. Dessa forma, você se prepara para que o está por vir. Abaixo, compreenda qual será a idade mínima para se aposentar.

Qual é a idade mínima para se aposentar no Brasil?

Atualmente, há dois jeitos mais comuns de se pedir a aposentadoria no Brasil. São elas: por idade urbana ou híbrida. Assim, o homem precisa ter 65 anos e a mulher, 62 para fazer o pedido. Sendo assim, essas são as idades mínimas para fazer o pedido de aposentadoria.

Quando se fala em trabalhadores rurais, ou segurado com deficiência, é possível pedir a aposentadoria com idade mínima. Neste caso, para as mulheres, o mínimo é 55 anos, e para os homens, é de 60 anos.

Em 2023, será possível fazer o pedido de aposentadoria do INSS por idade indo pessoalmente em uma agência. E se não houver a liberação da aposentadoria, mesmo com o segurado atendendo os requisitos, é possível buscar a justiça, com o apoio de um advogado.

A partir disso, é preciso dar uma entrada no processo para receber a aposentadoria.

Expectativa de vida aumenta no Brasil

De acordo com o IBGE, a estimativa de vida dos brasileiros passou de 76,8 para 78 anos. Além disso, o levantamento considera a diferença entre os homens e mulheres. O primeiro grupo geralmente costuma viver, em média, 73,6 anos.

Enquanto isso, o segundo tem uma expectativa de vida de 80,5. Sendo assim, atualmente, os brasileiros têm até 2 meses e 26 dias a mais de vida.

Imagem: fizkes/shutterstock.com