Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Segundo IBGE, Brasil possui cerca de 14,4 milhões de desempregados

Relatório divulga dados do trimestre que encerrou em fevereiro

0

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (30) sua estimativa para o número de desempregados atualmente no Brasil. Os números representam o total de pessoas sem emprego em relação ao trimestre que encerrou em fevereiro deste ano, e representa o maior contingente desde 2012, início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Ao todo, foram estimados cerca de 14,4 milhões de desempregados no país.

É provável que você goste também

Está chegando o CDB+Limite de Crédito do C6 Bank

Foregon dá dicas de educação financeira através de vídeos curtos no YouTube

Bradesco leiloa dezenas de imóveis até o final de abril

Economia: IBGE estima que Brasil tenha 14,4 milhões de desempregados

Com isso, o resultado representa alta de 2,9%, ou de mais 400 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior, que foi de setembro a novembro de 2020. Nesse período, a desocupação foi calculada em 14 milhões de pessoas. Porém, mesmo com a alta, o IBGE afirma que a taxa de desocupação ficou estável.

Segundo a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, em matéria veiculada na Agência Brasil, embora haja a estabilidade na taxa de ocupação, pode-se notar uma pressão maior no mercado, uma vez que existem 14,4 milhões de pessoas procurando emprego atualmente. A pesquisadora também afirmou que não houve, nesse trimestre, geração significativa de postos de trabalho.

Informalidade aumenta no país

Por fim, em nota, a analista da pesquisa afirmou que “o trimestre volta a repetir a preponderância do trabalho informal”. Ela também diz que o momento reforça o que já foi visto em outras divulgações; ou seja, a importância do trabalhador por conta própria para a manutenção da ocupação.

Segundo o IBGE, a estabilidade do contingente de desempregados, que até fevereiro girava em torno de 85,9 milhões é causa também da informalidade, ou seja, com o aumento dos trabalhadores por conta própria. Entretanto, apesar essa categoria, que totaliza 23,7 milhões de pessoas, apresentou crescimento (3,1%) na comparação com o trimestre anterior (setembro a novembro de 2020), significando a adição de 716 mil pessoas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...