Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desemprego: 377 brasileiros perderam o emprego por hora no último ano

Confira outras dados da pesquisa dados da Pnad Contínua do IBGE.

0
De acordo com um levantamento do IBGE, o Brasil tinha 85,9 milhões de ocupados em abril de 2021. Esse número é 3,3 milhões a menos que no mesmo período em 2020. O aumento no número de desempregado ocorre por conta da pandemia, da crise econômica e da má administração do governo diante desses acontecimentos. 

Desemprego: 377 brasileiros perderam o emprego por hora no último ano

Segundo os dados da Pnad Contínua do IBGE, o Brasil tinha 85,9 milhões de pessoas empregadas em abril deste ano. Entretanto, esse número tem 3,3 milhões a menos do que em abril de 2020. Para chegar a esse índice, o IBGE leva em conta o mercado de trabalho formal e também o informal. Ao realizar uma média para chegar à taxa de desemprego, a IDados constatou que cerca de 377 pessoas perderam o emprego a cada hora no último ano.

De acordo com Bruno Ottoni, analista da consultoria IDados e responsável pelo levantamento, “na pandemia, a queda do emprego foi recorde na comparação ano contra a ano”. Além disso, ele cita que ” partir de abril, maio e junho (de 2020), houve uma retração muito grande do emprego, o que mostra que a pandemia afetou fortemente o mercado de trabalho.”

Em suma, na base de comparação anual, o estudo do IDados mostra que, no pico da pandemia, o estrago foi ainda maior. Em agosto de 2020, a taxa de desemprego cresceu muito: quase 1,4 mil brasileiros perdiam o emprego por hora. Naquele momento, o Brasil tinha 81,6 milhões de ocupados. Porém, em dezembro de 2019, por exemplo, o país chegou a ter 94,5 milhões de pessoas trabalhando.

Para Ottoni, “a partir de agora, o que a gente vai ver provavelmente é esse número ficando cada vez menos negativo e, em algum momento, ele deve passar para o terreno positivo”. Em suma, a fragilidade do mercado de trabalho é evidente ao verificar a taxa de desemprego. No trimestre que encerrou em abril, a desocupação esteve no patamar recorde de 14,7% e atingiu 14,8 milhões de brasileiros. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Seja membro

Imagem: BAZA Production / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.