Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desemprego fica em 14,6% e atinge 14,8 milhões em maio, diz IBGE

Dados foram divulgados nesta sexta-feira (30)

A taxa de desemprego no país ficou em 14,6% no trimestre encerrado em maio deste ano. Os dados divulgados nesta sexta-feira (30) são de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), houve uma alta em comparação com o trimestre terminado em maio de 2020. Nesse período, a taxa era de 12,9%.

De acordo com o IBGE, esta foi a segunda maior taxa de desemprego da série histórica, iniciada em 2012. A taxa recorde, de 14,7%, e foi registrada nos dois trimestres imediatamente anteriores, fechados em março e abril. Então, para saber mais, confira a seguir.

Desemprego fica em 14,6% e atinge 14,8 milhões em maio, diz IBGE

Com isso, a população desocupada no trimestre encerrado em maio deste ano chegou a 14,8 milhões. Ou seja, manteve-se estável em relação ao trimestre anterior. Contudo, a taxa cresceu 16,4% na comparação com o trimestre encerrado em maio do ano passado, somando 2,1 milhões de desempregados a mais.

Ainda segundo o IBGE, além do desemprego, a população ocupada, que hoje soma 86,7 milhões de pessoas, cresceu 0,9% em comparação com o trimestre anterior, com um total de mais 809 mil pessoas empregadas. Segundo a pesquisa, a porcentagem manteve-se estável em relação ao trimestre encerrado em maio de 2020.

Por fim, o nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chegou a 48,9%. Esse resultado também foi considerado estável frente ao trimestre anterior, em que a porcentagem era de 48,6%. Além disso, o número de pessoas caiu em relação ao trimestre finalizado em maio de 2020, quando a porcentagem era de 49,5%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Boyloso / shutterstock.com