Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Famosa corretora projeta crescimento do Brasil acima do esperado

A corretora também destaca o papel que a queda dos juros deve ter para o crescimento do Brasil nos próximos anos. Saiba mais sobre o assunto!

A Verde Asset, uma das principais corretoras de valores do Brasil, divulgou recentemente um relatório apontando sobre as projeções econômicas acerca do país. No documento, o destaque fica por conta da expectativa sobre o crescimento do Brasil.

Conforme o estudo, a Verde acredita que este indicador será maior do que o esperado pelo mercado. Inclusive, a corretora liderada por Luis Stuhlberger, aponta quais são os motivos que devem impactar o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Assim, o grupo aponta que fatores estruturais são a justificativa para o otimismo acerca do desenvolvimento nacional. Ademais, também é útil compreender o contexto que envolve a taxa básica de juros da economia, a Selic, com percentual incomum acima dos 13% ao ano.

Expectativa de crescimento do Brasil

De acordo com o levantamento da Verde, o crescimento do Brasil em 2023 deve ser de 2,5%. Para o cálculo destes números, para este ano, a corretora segue a linha de análise já realizada por grande parte dos agentes do mercado.

Contudo, a variação acontece quando são analisadas as expectativas sobre o PIB de 2024. Conforme a Verde, o crescimento do Brasil para o próximo ano deve girar em torno de 2% e 3%. Número que representa um montante acima do que é apontado pelo Boletim Focus, do Banco Central (BACEN), que indica uma elevação entre 1,3% e 2,2%.

Assim, Daniel Leichsenring, economista-chefe da Verde Asset, aponta que “as pessoas ainda estão com um tom muito negativo”. Além disso, ele pondera que o contexto de queda nos juros pode impactar positivamente.

Impacto da queda dos juros

Como apontado, um dos fatores que fazem a corretora esperar o crescimento do Brasil acima do esperado são os cortes na Selic. Especialmente porque espera-se que o Comitê de Política Monetária (COPOM) inicie esse ciclo de baixa na reunião que acontece nesta quarta-feira, 2 de agosto de 2023.

É consenso que os cortes na Selic se iniciarão a partir da reunião, impactando o crescimento do Brasil. Entretanto, especialistas ainda não têm certeza sobre o quanto o BACEN reduzirá. Assim, Leichsenring comenta que “se eu estivesse lá, não cortaria 0,5 ponto de jeito nenhum. As expectativas de inflação ainda estão desancoradas para frente”, sobre possibilidade de redução 0,25% ou 0,5% na taxa de juros

Imagem: motioncenter / shutterstock.com