Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola Brasil para empresas? Novo programa promete ajudar!

Neste artigo, nós vamos te contar um pouco sobre o Desenrola Brasil para empresas. Clique aqui e confira as informações que reunimos!

Proposta de Lei nº 4.857/2023 foi desenvolvida para criar um novo programa de reestruturação de débitos para essas empresas, modelo baseado no Desenrola Brasil – um programa do governo Lula direcionado à reorganização das dívidas individuais.

Ademais, uma particularidade interessante do projeto é que as instituições financeiras são responsáveis por retificar a situação de endividamento: elas devem excluir os débitos reestruturados dos cadastros de inadimplentes.

O uso de garantias também está contemplado na Proposta e busca facilitar a adesão das empresas desse segmento ao Desenrola MPEs: as renegociações e os custos do programa serão cobertos pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO). Portanto, fique por aqui e entenda mais sobre isso.

Desenrola para empresas e o olhar para as dívidas

Mulher mexendo em calculadora e fazendo anotações em folhas de papel sobre uma mesa
Imagem: chayanuphol / Shutterstock.com

O novo programa, chamado Desenrola MPEs, que está sendo proposto, direciona-se às dívidas financeiras de até R$ 150 mil registradas em nome do Programa Nacional de Apoio à Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Pronampe). Assim, as principais destinatárias dessa proposta são:

  • Microempreendedores individuais (MEIs);
  • Microempresas;
  • Empresas de pequeno porte.

O projeto visa oferecer descontos nas dívidas concedidas pelo banco. Além disso, pretende-se possibilitar que empresários possam quitar suas dívidas. Seja com recursos próprios ou empréstimos com condições especiais: taxa de juros de até 1,4% ao mês e até 60 meses para pagamento integral do débito.

Sobrevivência dos pequenos negócios

Muitas empresas inadimplentes aderiram ao Pronampe, realizando empréstimos entre os anos de 2020 e 2021 com a Selic a 2% ao ano. Posteriormente, a Selic foi reajustada pelo Banco Central e chegou a marca de 13,75%.

Veja também:

Incrível! Alunos do Prouni podem viajar de avião por R$ 200!

Segundo uma pesquisa da Serasa Experian realizada em agosto de 2023, constatou-se que existiam 6,59 milhões de empresas inadimplentes de todos os portes no país. Dessas, 5,82 milhões eram micro e pequenas empresas.

Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital