Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola das empresas deve ter 8 milhões de beneficiados

O governo está preparando o programa Desenrola para empresas, que tem como o objetivo a renegociação de dívidas das empresas. Veja

Atualmente, o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil possibilita que as pessoas físicas possam renegociar suas dívidas com condições especiais junto às instituições financeiras. Assim, agora, o governo está  preparando o lançamento do programa Desenrola para empresas, que tem como objetivo a renegociação de dívidas das empresas.

De acordo com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), entre 7% e 8% das microempresas e empresas de pequeno porte que recorreram à linha de crédito emergencial do governo durante a pandemia, estão hoje inadimplentes devido ao aumento dos juros nesse período. Veja mais detalhes sobre o programa!

Desenrola para empresas

Nesta segunda-feira (19), em participação na reunião do conselho superior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) responsável por temas das micro, pequenas e médias indústrias, França afirmou que cerca de 6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) poderão ser beneficiados com o Desenrola para empresas.

Além disso, outras 2 milhões de pequenas empresas que recolhem impostos pelo regime de tributação do Simples Nacional, poderão recorrer ao programa de renegociação de dívidas. Para isso, o governo conta com cerca de R$ 8 bilhões que já foram devolvidos por pessoas que quitaram suas dívidas à vista no Desenrola.

Imagem do logotipo do programa Desenrola Brasil. Ao fundo, aparece uma imagem aérea embaçada de uma rua com várias pessoas caminhando sobre uma faixa de pedestres
Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como irá funcionar a renegociação

Portanto, a ideia do governo é que o montante disponível possa compor um fundo que garantirá não apenas as renegociações do Desenrola. Mas também linhas de crédito com taxas mais baixas para as pequenas empresas. 

Veja também:

Cacau Show compra grupo PlayCenter: saiba o que irá mudar

Dessa forma, o objetivo é oferecer taxas próximas às concedidas a pequenos produtores rurais no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é de 6% ao ano. Enfim, o ministro assegurou que ao regularizarem seus débitos, os empreendedores terão condições de voltar a contratar crédito e investir no crescimento de suas empresas.

Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital