Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola Fies: desconto de até 100% nos juros para financiamento de alunos

O Desenrola Fies é uma extensão do programa de renegociação de dívidas do Governo Federal voltado aos estudantes. Saiba mais!

Estudantes que contraíram dívidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem renegociar os débitos e limpar o nome a partir de mais uma iniciativa do Governo Federal. Trata-se, portanto, do Desenrola Fies, programa Desenrola Brasil.

Dessa forma, o foco são aqueles que assinaram seus contratos até o final de 2017 e cujos débitos vencidos não foram pagos até 30 de junho de 2023. Saiba mais informações na sequência!

Entenda como funciona o Desenrola Fies

Renegociação do FIES com descontos
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Os estudantes que estão na situação citada acima podem utilizar o Desenrola Fies para obter até 99% de desconto no valor total da dívida e 100% de redução nos juros. Além disso, ainda há uma facilitação nas condições de parcelamento.

Vale destacar que, ao todo, 1,2 milhão de pessoas que estão inadimplentes pelo Fies, somando uma dívida total de mais de R$ 55 bilhões.

Alessandro Azzoni, advogado especialista em direito econômico, explica que a renegociação pelo Desenrola é vantajosa tanto para o estudante quanto para a continuidade do Fies. Segundo ele, quando não há o pagamento dos recursos do programa, automaticamente param de circular e este valor não é reinvestido para financiar novos alunos.

Como fazer a renegociação?

Para renegociar as dívidas pelo Desenrola Fies, os estudantes devem procurar as agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. No caso de dívidas vencidas e não pagas há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, os descontos podem chegar a até 99% do valor consolidado da dívida.

Porém, essa porcentagem destina-se aos estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial em 2021. Ainda, eles devem fazer o pagamento à vista.

Veja também:

INSS: Revisão da Vida Toda PREOCUPA IDOSOS, saiba mais sobre os riscos

Sendo assim, para quem não se enquadra nessas condições, o desconto chega a 77% do valor consolidado da dívida pelo Desenrola Fies. É possível dividir esse débito em até 15 prestações. Por fim, o prazo final é o dia 31 de maio.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com