Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola FIES: renegocie sua dívida no Fies com desconto de até 99%

O programa “Desenrola Fies” oferece descontos de até 99% para renegociar dívidas no Fies, facilitando a quitação dos débitos.

O desafio de equilibrar as finanças após a conclusão do ensino superior é uma realidade para muitos brasileiros que optaram pelo Financiamento Estudantil (FIES) como meio de alcançar o sonho da graduação.

Em resposta a essa questão, o governo implementou o programa Desenrola FIES, prometendo renegociações vantajosas para os endividados. A seguir, exploraremos como o programa funciona e quem pode se beneficiar dessas novas condições de pagamento.

O que é o Desenrola FIES?

Celular com aplicativo do FIES aberto na tela inicial.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O Desenrola FIES é parte de uma iniciativa maior, chamada Desenrola Brasil, o qual tem como principal objetivo facilitar a quitação de dívidas relacionadas ao financiamento estudantil. Assim, a proposta inclui descontos significativos, que podem chegar a até 100% sobre juros e multas.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estima-se que cerca de 1,2 milhão de estudantes se beneficiarão com a renegociação.

A saber, os critérios para participação incluem ter firmado o contrato de financiamento até 2017 e possuir débitos acumulados até 30 de junho de 2023.

Condições de pagamento do Desenrola FIES

Para débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até 360 dias em 30/6/2023, os estudantes têm duas opções:

  • Pagamento à vista: 100% de desconto sobre encargos (juros e multas) e 12% sobre o valor financiado pendente;
  • Parcelamento em até 150 parcelas mensais com 100% de desconto nos encargos, mantendo as condições do contrato.

Vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30/6/2023, com financiados inscritos no Cadastro Único ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:

  • Pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas com desconto de 92% sobre o valor total da dívida.

Vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30/6/2023, com financiados inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 e a última prestação prevista em contrato em atraso superior há 5 anos:

  • Pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas com desconto de 99% sobre o valor total da dívida.

Para débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30/6/2023, que não se enquadrem nas hipóteses acima:

  • Pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas com desconto de 77% sobre o valor total da dívida.

Para contratos adimplentes na data da renegociação:

  • Pagamento à vista com desconto de 12% sobre o valor total da dívida.

Como renegociar sua dívida

Para quem busca se livrar das dívidas do FIES, há um prazo limite: a conclusão das negociações devem ocorrer até o dia 31 de maio deste ano.

Veja também:

Pé-de-Meia: saiba como acessar o programa e garantir até R$ 9.200

Assim, os canais de comunicação incluem o aplicativo FIES da Caixa, WhatsApp e números de telefone específicos. Além do aplicativo do Banco do Brasil para aqueles cujo contrato foi firmado através desta instituição.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com