Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola MEI: governo anuncia renegociações de dívidas para empreendedores

Trabalhadores que possuem MEI poderão realizar a renegociação de suas dívidas por meio do Desenrola Brasil. Saiba como!

O Governo Federal disponibilizou a oportunidade de optantes do MEI conseguirem renegociar suas dívidas por meio do Desenrola Brasil. Assim, é possível conseguir descontos de até 99% em valores de até R$ 20 mil, a depender da situação.

Dessa maneira, será possível que os empreendedores consigam regularizar a situação financeira de sua empresa – e, também, em alguns casos, voltem a ter o nome limpo. Para saber qual é o procedimento necessário para a renegociação pelo Desenrola, siga os passos abaixo!

Renegociação das dívidas do MEI pelo Desenrola

Novidade no programa Desenrola Brasil
Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Nessa nova fase, o MEI que deseja renegociar suas dívidas pelo Desenrola deve seguir os mesmos procedimentos da Pessoa Física. Dessa maneira, conseguirá renegociar as dívidas de sua empresa. O prazo para resolver as pendências financeiras encerra-se no último dia do ano, 31 de dezembro de 2023. Todas as etapas da renegociação devem acontecer por meio da plataforma oficial.

Veja também:

Veja quais são os 5 países com mais brasileiros morando

Dessa forma, é uma boa chance para começar o ano de 2024 com o nome limpo e com a possibilidade de buscar novas oportunidades, sem a preocupação de dívidas do passado. Assim, o MEI que consegue renegociar suas dívidas pelo Desenrola pode voltar a ter acesso a crédito, permitindo assim investir mais em seu negócio, seja na compra de produtos, adequação do local de trabalho, entre outras necessidades.

Quais instituições estão participando do Desenrola Brasil?

A boa notícia é que muitos dos principais bancos brasileiros estão participando do programa Desenrola Brasil. Isso inclui instituições estatais e empresas privadas do setor financeiro, que poderão renegociar as dívidas dos MEIs. Entre eles, é possível citar, por exemplo:

Qual é a fase atual do Desenrola?

A terceira fase, criada após a aprovação da MP do Desenrola, começou no dia 09 de outubro e auxilia tanto pessoas com MEI, quanto pessoas físicas, a renegociarem dívidas bancárias e de consumo de até R$ 5 mil. No entanto, a nova fase tem foco total em quem ganha até 2 salários mínimos.

Por fim, os devedores poderão renegociar dívidas com descontos de pagamento à vista ou em até 60 meses, com juros de 1,99% ao mês. Assim, após o processo, o devedor não ficará mais com nome sujo no cadastro de negativados em até 5 dias.

Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital