Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola não exige mais nível prata ou ouro na conta gov.br; entenda

Agora, os consumidores com nível Bronze na conta da plataforma Gov.br também podem participar do Desenrola. Saiba como!

Recentemente, o governo federal aprovou uma Medida Provisória (MP) que prorroga o funcionamento do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil até março de 2024. Além disso, a MP também altera critérios de adesão, permitindo que os consumidores com nível Bronze na conta da plataforma Gov.br também possam aderir ao programa.

Dessa forma, mais de 12 milhões de pessoas que se encaixam no perfil do programa, por receberem até dois salários mínimos ou estar no CadÚnico e possuir débitos de até R$ 5 mil, já podem participar do Desenrola. Assim, a medida elevou o número de beneficiados, democratizando o acesso ao programa entre os usuários da plataforma Gov.br.

Mudança no Desenrola

Portanto, com a mudança, o consumidor que possui conta Bronze na plataforma Gov.br passa a ter o direito de negociar seus débitos. Anteriormente, essa condição era restrita a quem possuía os níveis Prata e Ouro.

Dessa forma, o cadastro na plataforma passa a ser um processo simples e direto, podendo ser feito diretamente no portal do governo federal. Assim, o cidadão preenche um formulário com suas informações. Com isso, seus dados são validados na Receita Federal ou no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A imagem mostra o site do Gov.br aberto e uma lupa no nome "gov.br", com letras em azul, amarelo e verde.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Benefícios da conta Gov.br

Enfim, vale destacar que a Conta Gov.br vai muito além da adesão ao programa Desenrola. Afinal, ela é o que comprova, em meio digital, a identidade do cidadão, permitindo a ele realizar uma série de operações com segurança na plataforma. 

Veja também:

Diversas famílias poderão perder o Bolsa Família neste mês de dezembro; entenda

Assim, através da conta Gov.br, é possível, por exemplo, acessar serviços digitais; tais como: Declaração de Imposto de Renda, Serviços do SUS, Portal e-Social e Enem. Além disso, os usuários também podem apresentar seus documentos digitais, assinar documentos eletronicamente e realizar a prova de vida digital, tudo de forma gratuita.

Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital