Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola pode socorrer endividados do empréstimo do Auxílio Brasil

Programa criado pelo governo de Lula pretende acabar com as dívidas do consignado do Auxílio Brasil. Veja como a iniciativa funciona!

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que todas as pessoas que têm dívidas referente ao empréstimo do Auxílio Brasil poderão participar do novo programa Desenrola.

Por meio dessa modalidade, será possível renegociar todas as dívidas com juros mais baixos e parcelas mais baratas.

O ‘Desenrola’ é uma das medidas que foram prometidas durante a campanha do atual presidente. Além disso, é possível que o programa seja disponibilizado ainda em 2023. 

Qual é o objetivo do Programa Desenrola? 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que a iniciativa está em sua fase final. É possível que a medida seja apresentada ao presidente Lula até o fim de janeiro. Por este motivo, é esperado que ele seja liberado ainda no primeiro semestre de 2023. 

O objetivo do programa é oferecer uma saída para mais de 80 milhões de brasileiros que estão inadimplentes ou endividados. Além disso, Haddad ressaltou para o jornal O Globo que também é necessário trazer essas pessoas mais uma vez para a economia de forma ativa.

Quais pessoas terão direito a negociar as dívidas? 

Conforme Haddad, o programa de renegociação de dívidas será disponibilizado para famílias e pequenas empresas. Aproximadamente 3,5 milhões de pessoas estão endividadas com o empréstimo do Auxílio Brasil, os valores podem chegar a R$ 9,5 bilhões.

Por fim, essa medida está sendo desenvolvida em uma parceria com diversos ministérios. É importante lembrar que ainda não foi informado quais são as regras. Ademais, as regras do projeto ainda não foram compartilhadas publicamente, já que o programa ainda será finalizado pelos ministros.

Imagem: rafapress/shutterstock.com