Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Detran emite alerta urgente para motoristas sobre novo golpe

Motoristas estão caindo em golpe que usa o nome do Detran. Órgão emite alerta e dá dicas para contribuintes não virarem vítimas.

Golpes que utilizam o nome de órgãos públicos são cada vez mais comuns. Apesar da ampla divulgação que esses crimes têm, muitas pessoas ainda são vítimas. Acreditando que estão pagando um boleto, taxa ou imposto, muitas pessoas estão na verdade dando dinheiro para criminosos que utilizam formas fraudulentas para realizar extorsão. 

Com base nesses fatos e devido a reclamações feitas à ouvidoria, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) emitiu um alerta sobre o golpe. A ação usa o pagamento de licenciamento e IPVA para praticar o crime, enviando falsos links para a realização dos débitos. Entenda!

Motoristas estão caindo em golpe envolvendo nome do Detran/RS

O Detran/RS está emitindo alertas para que motoristas não se tornem vítimas de golpes que envolvem o nome do órgão. A obrigatoriedade de pagar taxas e licenciamentos de veículos está servindo de isca e golpistas estão enviando boletos, links e até código Pix falsos para a população.

No comunicado, o Departamento de Trânsito gaúcho ressalta que os motoristas devem pesquisar nos canais oficiais antes de realizar o pagamento, tais como os sites do Detran e da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Além disso, é importante confirmar se o destinatário possui CNPJ dos órgãos oficiais.

Como não ser a próxima vítima?

O envio de falsas formas de pagamento do IPVA, por exemplo, costuma ser feito por e-mail, mensagens de SMS e WhatsApp. Por isso, é preciso saber que é de responsabilidade dos estados a arrecadação do IPVA e, portanto, o envio da cobrança é feito somente por órgãos oficiais. 

Em 11 estados e no Distrito Federal são as secretarias estaduais que enviam os boletos aos contribuintes via Correios. Nos outros estados o boleto pode ser gerado via internet em sites oficiais. Assim, o contribuinte deve procurar o boleto sempre em portais do governo do estado ou de órgãos públicos. A guia pode ser impressa e o pagamento realizado em casas lotéricas.

Imagem: GAS-photo / shutterstock.com