Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

6 dicas de ouro para pagar a sua faculdade em dia

Achar a maneira mais adequada para atingir esse objetivo é fundamental para ter sucesso.

Há várias maneiras de se conseguir pagar uma faculdade, que vão desde empréstimos até concursos com bolsas. O ideal é se organizar e não perder as esperanças. Achar a maneira mais adequada para atingir esse objetivo é fundamental para ter sucesso.

As faculdades particulares são ótimas opções para estudar em um curso superior. Procurar sempre por aquelas que tenham cursos com avaliações positivas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é indispensável para conseguir financiamentos como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) oferecido pelo MEC.

Levar sempre em consideração mais de uma possibilidade para pagar a faculdade é fundamental. Tentar algumas delas é o melhor caminho sem descartar logo de cara. No primeiro momento, pode parecer difícil estudar e trabalhar, mas com as dicas abaixo, ideias podem surgir para ajudar nessa nova fase.

1 – Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para pagar a faculdade sem passar por apuros indesejados. Para que não haja desperdício financeiro, colocar em ordem as contas do dia a dia é imprescindível. Fazer um balanço do que é realmente necessário e do que são apenas gastos sem grande importância, ajuda de forma significativa.

Para pagar a faculdade, a mensalidade do curso deve ser uma das prioridades. Ao fazer uma lista, colocar a mensalidade nos primeiros lugares ajudará a deixar clara a relevância deste item. Os gastos que devem ser deixados de lado poderão constar ao final, como itens supérfluos apenas para quando sobrar dinheiro.

Manter o foco no objetivo é fundamental para não perder o controle do dinheiro e levar em conta, primeiramente, pagar a faculdade. Nesse momento, é preciso abrir mão de algumas coisas, mas valerá a pena quando os resultados começarem a aparecer. Ao final do curso, todo o dinheiro para pagar a faculdade terá sido gasto com algo realmente importante. 

2 – Estágio remunerado pode ajudar a pagar a faculdade

O estágio remunerado é um ótimo aliado na hora de pagar a faculdade. Com o estágio, duas partes necessárias do curso podem ser adquiridas simultaneamente: o dinheiro para pagar o curso e os estágios obrigatórios que deverão ser feitos durante a faculdade. 

Outra vantagem em fazer estágio remunerado é conhecer na prática o que o curso ensina na teoria, se o estágio for da área do curso em questão. Aprender no dia a dia ajudará também nos estudos. Por isso, uma das melhores opções para pagar a faculdade é procurar um estágio, desde que não atrapalhe, mas sim, seja um adicional.

É sempre bom se atentar aos novos estágios que surgem para se for o caso, trocar para um que tenha melhor remuneração. No estágio remunerado também é possível fazer novas amizades e novos contatos que serão utilizados na carreira profissional posteriormente. 

3 – Financiar o curso é uma boa opção para pagar a faculdade

Para financiar o curso, o FIES é uma ótima opção. Além do estudante pagar a quantia de R$150 reais a cada três meses, o restante do valor poderá ser pago apenas depois de dezoito meses da conclusão do curso. Essas vantagens tornam o FIES uma forma de pagar a faculdade sem que o aluno precise recorrer a outros recursos de imediato.

Para que seja efetuado o financiamento, alguns quesitos precisam ser preenchidos: renda mínima de até três salários-mínimos por pessoa mensalmente e ter feito o ENEM, pelo menos em algum dos anos – é válido a partir de 2010. Outro fator importante é que o curso escolhido para o financiamento deve ser avaliado de forma positiva pelo SINAES.

O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). Esse fundo é um grande colaborador para os estudantes, por isso, pagar a faculdade com a ajuda do FIES vale a pena. As vantagens são muitas e os estudos podem ficar em primeiro lugar.

Outra forma de pagar a faculdade é por meio do Programa Universidade Para Todos, conhecido como PROUNI. Nesse programa, o Ministério da Educação disponibiliza bolsas de até 100%. Caso não seja possível conseguir a bolsa integral, as bolsas de 50% também são de grande valia, pois metade da mensalidade já estará paga.

Para conseguir a bolsa no PROUNI é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com a nota do ENEM, o candidato consegue a bolsa parcial ou total e cursa a faculdade que deseja, sem precisar pagar por isso – na bolsa de 100%. Para conseguir utilizar o programa é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. 

4 – Existem formas de renda extra que ajudam a pagar a faculdade

É preciso buscar meios para pagar a faculdade, portanto, é válido levar em consideração trabalhos de meio período ou até mesmo de oito horas.

Pode-se, por exemplo, procurar por empregos fora do horário do curso. Se for possível, encontrar trabalho nos arredores da faculdade é um fator a mais para que ao final do expediente, a ida até a faculdade seja tranquila. 

Fazer trabalhos em casa também é uma ótima opção para quem tem facilidade com trabalhos manuais. Para aqueles que gostam de cozinhar, as possibilidades são ainda maiores. Fazer lanches, tortas ou bolos é uma boa ideia para ganhar um dinheiro extra para a mensalidade. 

Confirmar com a faculdade se é liberado vender algo entre os intervalos das aulas é uma ótima jogada para trabalhar dentro da própria instituição sem precisar se preocupar com atrasos. Por isso, conhecer a faculdade e suas regras é tão importante e irá ajudar na hora de conseguir uma renda extra. 

5 – Fique de olho em bolsas de concurso

Uma dica valiosa que, além de ajudar a pagar a faculdade, também ajuda na formação acadêmica, é a bolsa de concurso. Dentro da própria instituição pode existir algum tipo de bolsa. Nesse momento, buscar por informações é algo indispensável.

É sempre bom conhecer as possibilidades dentro da faculdade para usá-las quando necessário.

Os professores podem ajudar, por isso, não hesitar ao pedir ajuda a eles é um quesito para conhecer melhor como funciona a instituição de ensino.

A busca pelo concurso também ajudará a aumentar o conhecimento, pois, normalmente, esses concursos têm regras próprias que devem ser cumpridas e fazem com que o candidato dê o melhor de si.

6 – Caso precise, um empréstimo pode ajudar a pagar a faculdade

A última dica é pedir um empréstimo para pagar a faculdade. Os bancos oferecem vários tipos de empréstimos, e para o pagamento de mensalidades de faculdades não seria diferente.

Essa opção poderá ser cogitada quando nenhuma das outras der certo, já que se deve atentar à quantidade de parcelas, sem se esquecer dos juros ao mês.

O mais importante é não perder o controle das finanças, como visto na dica número 1. Anotar tudo e deixar as contas em ordem é de grande ajuda, por isso, ao pedir um empréstimo, deve-se gastar apenas com a finalidade do empréstimo, para que as contas não saiam do controle posteriormente.

Antes de tomar qualquer decisão quanto ao empréstimo, é necessário avaliar o maior número de bancos possível para ter acesso a todos os tipos de empréstimos e não escolher de forma indevida. A calma é fundamental para não cometer erros na hora de pedir um empréstimo para pagar a faculdade. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: ViDI Studio / shutterstock.com