Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dicas importantes para economizar energia na sua empresa; saiba mais

Precisa economizar na energia da empresa e não sabe como? Nesta matéria você vai entender como e por onde começar!

Mesmo um pequeno empreendimento pode ter grandes gastos com energia elétrica, chegando a até 20% das despesas de uma empresa. Por isso, quando é necessário economizar, a energia, normalmente, é a primeira opção para cortar os gastos. 

Nesse sentido, existem inúmeras formas de economizar, você só precisa entender melhor os tipos de gastos e estar atento ao que pode ser cortado do seu estabelecimento. Nesta matéria você vai entender melhor como economizar na energia da sua empresa!

Entenda como economizar na energia da sua empresa

Conta de luz com lâmpada, moedas e calculadora sobre mesa
Imagem: Renata Photography / shutterstock.com

O primeiro passo é entender quais itens gastam energia e anotar seus gastos mensalmente, assim, você pode ter mais controle e prevenir surpresas desagradáveis. Logo, é possível pensar em maneiras de economizar, por exemplo, quando as temperaturas estiverem mais frias, não precisa ligar o ar-condicionado, né?!

O segundo passo é pensar em equipamentos econômicos, ou seja, aparelhos mais novos que geram menos gastos. Geladeiras e refrigeradores usados, muitas vezes, já perderam boa capacidade do motor, ou seja, precisarão puxar mais energia para funcionar. Além disso, estar com os equipamentos com as manutenções em dia pode gerar benefícios a longo prazo.

Veja também:

Pessoas com mais de 65 anos não podem ter CNH e nem dirigir?

Energia alternativa

Dependendo do ramo de uma empresa, fontes de energia alternativas podem ser úteis para economizar. No entanto, antes de fazer a troca de forma impulsiva, você também deve analisar o custo-benefício para o seu negócio. Isso porque, por exemplo, dependendo da sua localização, placas solares podem ser inúteis. 

Nesse sentido, é preciso avaliar alguns fatores como:

  • Custo da instalação: se a compra desses equipamentos de energia alternativa realmente farão a diferença na sua conta de luz.
  • Capacidade: se essas fontes conseguirão suprir as necessidades energéticas da sua empresa, uma vez que a energia precisa ser suficiente para seu negócio se manter de pé. 

Fontes de energia alternativa

Existem muitas fontes de energia alternativa para você economizar na conta da sua empresa, mas algumas podem ser opções melhores para empreendedores em pequenos negócios. Nesse sentido, as placas solares servem para a maioria das empresas, pois conseguem reduzir gastos com energia em muitos segmentos do estabelecimento.

Além disso, uma outra opção são os produtores de biogás, uma vez que reduzem custos com energias térmicas por produzir um gás próximo ao gás de cozinha, a partir de restos de alimentos. É uma boa opção para pequenos restaurantes. 

Imagem: LookerStudio/shutterstock.com