Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dicas para usar o cartão de crédito sem contrair dívidas

Uma pesquisa do Serasa eCred mostrou que quase metade dos brasileiros (47%) possuem 4 cartões de crédito ou mais. Além disso, outros 18% disseram ter 4 cartões e somente 9% dos entrevistados usam somente um cartão de crédito. Dentre os entrevistados, 23% disseram ter 3 cartões e 21% disseram ter dois. Diante disso, confira a seguir, dicas preciosas para usar o seu cartão, sem contrair dívidas e cair na inadimplência.

É provável que você também goste:

Popularização dos cartões Black: aumentaram os furtos nas Salas VIP?

Contas pagas em dia contarão mais ainda para aumento do score do Serasa de consumidores

Dicas para usar o cartão de crédito sem contrair dívidas

De acordo com Amanda Rapouzo, gerente do Serasa eCred, “A pesquisa mostra a relevância do cartão de crédito na vida econômica dos brasileiros, mas ao mesmo tempo acende o alerta sobre os riscos da inadimplência”.

Segundo ela, a pessoa pode pedir mais cartões para pagar contas que não pode pagar por outras formas de pagamento à vista. Porém, para evitar a inadimplência, a especialista da Serasa diz que os usuários de cartão de crédito devem fazer uma análise da vida financeira, e reorganizar os seus gastos.

Abaixo, veja as dicas para evitar cair na inadimplência:

  1. Cuide com o número de cartões de crédito: não há um número limite ou recomendável de cartões de crédito. Você precisa saber usar os cartões de forma a ter uma melhor gestão da vida financeira;
  2. Analise se é necessário ter mais cartões: Se você tiver vários cartões de crédito, é necessário entender a necessidade de uso de cada cartão de crédito, o valor das taxas, e a capacidade de pagar mais de uma fatura;
  3. Se atente às datas de vencimento: De forma a garantir que o seu nome não fique sujo, você deve pagar o cartão de crédito em dia. Dessa forma, cresce a sua credibilidade no mercado e você tem acesso a juros melhores e parcelamentos mais longos para fazer os seus projetos;
  4. Use os benefícios governamentais: Aproveite o recebimento de renda extra, como o 13º salário e o Saque Emergencial do FGTS, para pagar as suas dívidas;
  5. Tome nota de todos os seus gastos: Acompanhe em tempo real, o próprio orçamento. Esta dica pode parecer básica simples, mas é fundamental para manter a organização completa das finanças do mês.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com