Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 dicas para proteger o seu cartão de crédito em compras online

Dessa forma, você pode fazer compras com segurança

As compras online já eram populares. Entretanto, com a chegada da pandemia, esse número aumentou ainda mais, bem como o número de golpes. Para aproveitar as promoções com os preços mais baixo, ou comprar com mais facilidade sem sair de casa, é importante tomar cuidado para que o cartão não seja clonado. Ou ainda, para você não ter os seus dados roubados. Por isso, confira abaixo, 5 dicas para proteger o seu cartão. 

Santander permite retirar novo cartão em máquinas e agências

5 dicas para proteger o seu cartão de crédito em compras online

Abaixo, confira 5 dicas importantes para proteger o seu cartão, ao realizar compras online. 

1 – Pague com o seu cartão virtual

A 1ª dica importante para realizar compras online, é usar o cartão virtual. Essa forma de pagamento não substitui o cartão físico, e as compras podem ser associadas à fatura do cartão. O grande diferencial é que alguns bancos e fintechs ofertam o cartão virtual temporário. Dessa forma, é possível usar o mesmo, para evitar golpes em compras online. 

também é possível excluir o cartão temporário. Assim, o usuário pode ter mais controle, já que pode pagar os dados referentes ao cartão de crédito sem burocracia em caso de golpes. 

2 – Possua um cartão pré-pago

O cartão pré-pago é um objeto que funciona como um cartão de débito. Com ele, você pode fazer compras virtuais e em lojas físicas por meio do saldo que foi depositado anteriormente. A vantagem é que o usuário pode planejar o depósito do valor necessário para fazer uma compra específica. E assim, evitar golpes. 

Entretanto, por meio desse produto, não é possível parcelar as compras. Isso ocorre pois o pagamento é feito com a quantia em dinheiro disponível. E a versão pré-paga não gera boletos para serem pagos. 

3 – Adicione camadas extras de segurança

Algumas opções de cartão de crédito contam com camadas extras de segurança. Com isso, o usuário pode fazer compras de forma mais segura. Um exemplo disso é a bandeira Mastercard, que tem a tecnologia Mastercard Identify Check. Ela possibilita que o cliente autentique as suas compras antes de que elas sejam efetuadas. Dessa forma, é mais fácil identificar as tentativas de fraudes. 

As tecnologias que adicionam camadas extras de segurança por parte do vendedor podem não estar presentes em todos os sites. É dito isso, pois são os lojistas que escolhem qual vai ser usada. Caso a loja online use o recurso de segurança, o cliente que comprar algo vai receber uma confirmação no app do cartão de crédito no celular. 

4 – Não salve os dados da compra em nenhum site

Ao fazer compras online, os navegadores consultam armazenar os dados do usuário para que as compras futuras sejam feitas com mais comodidade. Entretanto, é mais seguro não salvar as suas informações e preencher os dados sempre que for fazer uma compra online. Para isso, é necessário desativar o preenchimento automático no navegador. Confira abaixo, como desativar o preenchimento.

Google Chrome

  • Abra a página de “Configurações”;
  • Em seguida, selecione a opção “Preenchimento automático”;
  • Logo após, clique em “Formas de pagamento”;
  • Posterior a isso, desative as opções “Salvar e preencher as formas de pagamento” e “Permitir que os sites verifiquem se você tem formas de pagamentos salvas”. Além disso, exclua os cartões que já foram salvos no navegador. 

Safari

  • Abra a página de “Preferências” no navegador;
  • Em seguida, clique em “Preferências” no navegador;
  • Logo após, clique na opção “Preenchimento automático”;
  • Feito isso, basta desativar as opções de dados de formulários armazenados.

Mozilla Firefox

  • No navegador, selecione a opção “Menu”;
  • Em seguida, clique em “Opções”;
  • Logo após, selecione a opção “Privacidade”;
  • Posterior a isso, clique em “Não notificar sites sobre minhas preferências de rastreamento”;

Microsoft Edge

  • Abra a página de “Configurações”;
  • Logo após, clique em “Informações de pagamento”;
  • Posterior a isso, desative “Salvar e preencher informações de pagamento”.

5 – Esteja atento à sua fatura

Por fim, a última dica para fazer compras online, é estar atento ao valor da fatura, através do app do seu banco. Dessa forma, é possível verificar com facilidade, a existência de lançamentos que não foram realizados pelo usuário. Caso aconteça alguma transação suspeita, o cliente pode buscar a instituição financeira com antecedência para informar sobre a situação. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Zivica Kerkez / shutterstock.com