Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

6 dicas PRECIOSAS para reduzir os gastos com o cartão de crédito

É importante controlar os gastos com o cartão de crédito pois os juros são os mais caros do mercado.

De acordo com um levantamento da Serasa, o cartão de crédito foi a modalidade mais procurada para quem precisou de crédito na pandemia. Em suma, 79% da população usou alguma fonte de crédito nesse período. E assim, o cartão foi a opção de 62% da população. Entretanto, é fundamental aprender a administrar os gastos com o cartão de crédito, de forma a não ficar inadimplente. Confira aqui 6 dicas preciosas para reduzir gastos. 

Consumo de crédito na pandemia

De acordo com Silvia Machado, mentora em finanças, as famílias estão recorrendo ao limite do cartão de crédito para pagar as despesas cotidianas. “As pessoas já tinham dívidas anteriores, viram sua receita reduzir, a situação econômica não melhorar e passaram a usar  cartão de crédito como solução, postergando para o mês seguinte a dívida”, explica.

Entretanto, a especialista alerta para a importância de planejar e controlar os gastos com o cartão de crédito. Assim como o cheque especial, os juros do cartão de crédito são os mais caros do mercado. Por isso, é importante gastar apenas aquilo que se tem condições de pagar.

“O que acontece é que se não tem dinheiro neste mês para quitar os débitos, no mês seguinte, como a situação ainda não estará melhor, só aumenta o problema porque vai pagando pelo cartão de crédito e, quando olha a fatura no mês seguinte, a dívida é ainda maior”, afirma a especialista.

6 dicas PRECIOSAS para reduzir os gastos com o cartão de crédito

  1. Antes de mais nada, realize um planejamento de todas as despesas e gastos com o cartão de crédito;
  2. Em seguida, calcule todas as taxas dos empréstimos que você tem atualmente, e pesquise se é vantajoso fazer uma portabilidade;
  3. Além disso, mesmo com dívidas, tente guardar um pouco de dinheiro todo mês. Mas por que? Assim que você acumular uma certa quantia, mesmo que pequena, você pode dar fazer uma renegociação das dívidas;
  4. Sempre evite pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito. Em suma, as taxas da modalidade são as mais altas do mercado: 300% ao ano;
  5. Além disso, analise a possibilidade de trocar a dívida do cartão por uma mais baixa. Ou seja, ao invés de pagar o mínimo da fatura dos gastos com o cartão de crédito, pesquise um crédito consignado, ou empréstimo pessoal. Geralmente, esse tipo de crédito tem taxas bem melhores;
  6. Por fim, reduza todos os gastos com o cartão de crédito que conseguir. Além disso, mude o plano de celular, de tv a cabo, e internet, por um mais em conta. Cancele o que você não usa, e renegocie a anuidade do cartão de crédito, por exemplo.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Yulia Grigoryeva shutterstock.com